INseparable GIN

01.07.2018

Logótipo INseparable GIN

INseparable GIN é uma marca torriense de gin artesanal, tradicionalmente destilado em alambiques de cobre.

Lançada no mercado nacional em 2017, a marca nasceu pelas mãos de Luís Afonso que partilhava com os amigos o gosto por gin. O que começou por ser uma paixão de oito amigos, transformou-se num gin complexo que resulta de uma dupla infusão em conjunto com uma combinação de 36 botânicos.

Atualmente, a empresa tem uma destilaria em Torres Vedras que alia o método à arte para produzir pequenos lotes de cerca de 500 garrafas. Para alcançar a “destilação perfeita” foi necessário perceber o produto e sua essência e afinar a receita, num processo que levou três anos até estar concluído.

A fórmula final contém 36 botânicos naturais que convivem em harmonia, reforçando as características uns dos outros, sem sobreporem a sua individualidade. A combinação de frutas, especiarias, sabores exóticos e flores silvestres cria um carácter requintado, que se revela quando degustado. Tal como nos gins tradicionais, o zimbro está presente, mas não é tão dominante, estando equilibrado com restantes aromas.

Com alguns botânicos pouco frequentes como o mel, o cacau e a canela, a aromatização deste gin é feita em duas etapas: a infusão prévia a frio de 34 dos botânicos e, durante a destilação, através de cesto de cheiros com os dois botânicos em falta. Sendo os aromas naturais difíceis de replicar, foi necessário, em parceria com a Faculdade de Ciências de Lisboa, estudar os tempos e processos de infusão de cada um dos botânicos, recorrendo a um equipamento de análise espectral único na Península Ibérica.

INseparable é um gin versátil que pode ser servido em cocktails ou com gin tónico, mas para realmente apreciar os sabores recomenda-se que seja bebido simples ou com dois cubos de gelo. Os 45% de volume de álcool são uma característica que, ao contrário do que era esperado, não se reflete diretamente no sabor, porque a complexidade dos botânicos e o processo de produção fazem com que este seja um elemento de menor relevância.

A marca que se afirma pela sua singularidade, tem uma embalagem que reflete isso mesmo. Com um design único e original criado por uma artista polaca, a garrafa, intitulada de “Due Fondos”, distingue-se por assentar em duas faces, de pé e semi-deitada.

Neste momento a empresa está concentrada em consolidar a presença do INseparable GIN no mercado nacional, mas já estão a exportar para países como a Dinamarca, Espanha e Inglaterra. A loja Torres Vedras, as garrafeiras locais, a restauração, os bares e os principais retalhistas são os locais onde o INseparable GIN pode ser provado e adquirido.

“Continuar a produzir com paixão, lançar novos produtos e ser uma marca que tem como ambição simbolizar e sustentar padrões de verdadeira amizade com identidade própria”, é a ambição da empresa que tem para oferecer “um gin único que o leva até aos limites de sabor e complexidade”.

B.I. da Empresa

Nome: INseparable GIN

Localização: Zona Industrial Norte – Valcana, Fracção B 2560-381 Torres Vedras

Área de atividade: Produção de gin