Torres Vedras

Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios

Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios (PMDFCI) 2015-2019 pretende operacionalizar a nível local e municipal as regras preconizadas na legislação de Defesa da Floresta Contra Incêndios (DFCI), em especial no Decreto-Lei n.º 124/2006 de 28 de junho, na sua atual redação e legislação complementar, no Plano Nacional de Defesa da Floresta Contra Incêndios (PNDFCI) (Resolução do Conselho de Ministros n.º 65/2006, de 26 de maio) e nos Planos Regionais de Ordenamento Florestal (PROF) e Planos Distritais de Defesa da Floresta contra Incêndios (PDDFCI).

O PMDFCI assenta em cinco eixos estratégicos de atuação: aumento da resiliência do território aos incêndios florestais, redução da incidência dos incêndios, melhoria da eficácia do ataque e da gestão dos incêndios, recuperação e reabilitação dos ecossistemas e adaptação de uma estrutura orgânica funcional e eficaz. Este Plano define a política e as medidas para a DFCI, a médio e a longo prazo, particularmente através da prevenção, sensibilização, vigilância, deteção, supressão e de coordenação de meios e agentes envolvidos perante a eventual ocorrência de incêndios, para os quais define objetivos e metas, a sua calendarização, orçamentação, e respetivos indicadores de execução e desempenho.

A implementação do PMDFCI, com um horizonte de planeamento de 5 anos, irá permitir desenvolver um conjunto de ações com o objetivo de diminuir o número de ocorrências, bem como a área afetada pelos incêndios florestais. Trata-se de um plano de caráter obrigatório, conforme o disposto no número 4 do artigo 10º do Decreto- Lei n.º 124/2006, de 28 de junho, na sua atual redação, e constitui um instrumento operacional de planeamento, programação, organização e execução de um conjunto de ações de prevenção, pré-supressão e reabilitação de áreas ardidas, que visam concretizar os objetivos definidos no PNDFCI.

A elaboração do PMDFCI é sustentada nas características específicas do território, nomeadamente as decorrentes da sua natureza urbana, periurbana ou rural e das funções dominantes desempenhadas pelos espaços florestais. É neste contexto que é operacionalizada e implementada a estratégia de Defesa da Floresta Contra Incêndios, a nível do Município, com os vários instrumentos de gestão a nível local, regional e nacional.

O PMDFCI é constituído por:

  • Caderno I – Diagnóstico (informação de base);
  • Caderno II – Plano de Ação;
  • Caderno III – Plano Operacional Municipal.

Consulte aqui  os documentos que dão forma ao PMDFCI.

O PMDFCI foi aprovado pelo ICNF em 13 de abril de 2015. A sua elaboração, execução e atualização tem carácter obrigatório, conforme indicado no Decreto-Lei nº 124/2006, de 28 de junho, na sua atual redação e uma vigência de 5 anos, sendo que pode ser revisto sempre que justifique. De salientar que o Caderno III – Plano Operacional Municipal tem de ser elaborado anualmente.

A disponibilização da informação geográfica constante no PMDFCI, sempre que necessário (nomeadamente para projetos de arborização e trabalhos académicos), deve ser requerida ao Gabinete Técnico Florestal através do e-mail gtf@cm-tvedras.pt, justificando os fins a que se destina, ficando condicionada a diferimento.

O ICNF, I.P. disponibiliza uma aplicação para consulta de informação referente aos PMDFCI de cada município, que permite o acesso facilitado às peças públicas e alguma cartografia associada.

Notícias / Ambiente

Imagem da Notícia Praias de Torres Vedras ainda mais seguras em 2019

Praias de Torres Vedras ainda mais seguras em 2019

18.09.2019

A época balnear no concelho de Torres Vedras terminou, no dia 15 de setembro, com um balanço positivo face ao ano anterior, tendo sido registadas menos intervenções realizadas no âmbito do projeto “Praia Segura”. (...)

Imagem da Notícia Torres Vedras na vanguarda dos “concelhos LED” do país

Torres Vedras na vanguarda dos “concelhos LED” do país

28.08.2019

O sistema de iluminação pública do concelho de Torres Vedras está a ser alterado, com a substituição das lâmpadas de sódio por lâmpadas LED, o que irá levar à melhoria da eficiência energética nos equipamentos de iluminação pública. (...)

Imagem da Notícia “Floresta nas Linhas 20.30” apoia arborização e rearborização do Concelho

Agenda / Ambiente

Mais

Candidaturas para projeto de voluntariado na natureza

Concelho de Torres Vedras

Até 30 de junho 2020

A Câmara Municipal de Torres Vedras é parceira no projeto “LIFE Volunteer Escapes”, que permite criar oportunidades de voluntariado de longa duração. O projeto tem em conta a experiência de voluntariado local já existente, bem como iniciativas no âmbito de projetos de conservação da (...)

Cinema

Bang Awards | Candidaturas

Torres Vedras

Até 31 de agosto 2020

O Bang Awards é um festival internacional de cinema de animação, tendo como principal foco apoiar a produção de conteúdo (...)

Atividade física

Santa Cruz a Mexer

Praceta Antero de Quental, Santa Cruz

21 de setembro de 2019 | sábado

Todos os sábados, de 16 de março a 26 de outubro, poderá fazer a sua caminhada ou corrida com o "Santa Cruz a Mexer"!Venha participar e desfrutar do convívio e das belas paisagens de Santa Cruz enquanto pratica exercício físico. Contamos consigo! Info:1 hora de caminhada1 hora de corrida (...)

Debate/Seminário

IA ao serviço da saúde e das pessoas

Auditório do Edifício Paços do Concelho

21 de setembro de 2019 | sábado

No dia 21 de setembro, às 09h00, terá início a segunda conferência do Fórum Saúde XXI - Ciclo de Conferências a Oeste - Torres Vedras 2019, com o tema "IA ao serviço da saúde e das pessoas". Programa 9h00 | Registo e Receção dos participantes 9h30 | Boas Vindas Carlos Bernardes (...)

Concurso

Festival das Vindimas | Eliminatória de Ramalhal, Santa Maria, São Pedro e Matacães e União das Freguesias de A dos Cunhados e Maceira

Jardim Alcabrichel, A dos Cunhados

21 de setembro de 2019 | sábado

O Festival das Vindimas é um espetáculo para todos, cujos prémios para a Rainha e as 2 Damas de Honor, têm como objetivos a valorização e a formação das candidatas. No dia 21 de setembro decorrerá a eliminatória de Ramalhal, Santa Maria, São Pedro e Matacães e União das Freguesias de (...)

Formação

Bio e Geodiversidade do Litoral Torriense

Centro de Educação Ambiental e Praia Azul

21 de setembro de 2019 | sábado

Torres Vedras é um concelho com cerca de 20Km de costa marítima, sendo abrangido por 2 sítios da Rede Natura 2000. É constituído por uma alternância de paisagens caracterizadas por diversos tipos de costa: retilíneas arenosas precedidas por arribas; arenosas configuradas por baía; rochosas (...)

voltar ao topo ↑