Torres Vedras

Torres Vedras, Cidade dos Livros 2016(Festa do Livro e da Leitura )

Torres Vedras, Cidade dos Livros 2016(Festa do Livro e da Leitura )

18 a 23  de Abril 2015

Locais: Fábrica das Histórias – Casa Jaime Umbelino, Biblioteca Municipal, Auditório Municipal, Auditório do Edifício Paços do Concelho,  Centro de Educação Ambiental, Teatro-Cine de Torres Vedras, entre outros.

Parcerias:  Grupo Coral Infantil, Plano Nacional de Leitura, Ler+, Livrarias  União,  Bertrand e Os Cabeçudos.

Fazer da leitura, quer de palavras quer de imagens destinadas aos mais novos, um prazer, uma FESTA, implica pensar os livros como algo que faz parte do quotidiano das crianças e não se confina apenas às necessidades do cumprimento dos programas  nas escolas.

Para isso há que estabelecer pontes entre a arte da escrita e da ilustração com outras  artes como a música, o teatro, o cinema de animação…,  bem como explorar um chão comum de  livros,  com os seus  escritores,  ilustradores, designers gráficos e editores, pois só assim é possível  alargar-lhes horizontes.   

Por tudo isso, nesta FESTA, apresentamos uma programação que muitos dirão “despenteada”, tendo em conta que não se radica apenas em livros mas se enche de outras formas de arte que, contando histórias, podemos dizer que andam de braço dado com a leitura.

Assim, partindo dos sonhos e esperanças de todas as crianças, esta Festa  apresenta-se de grande importância para todos os que partilham os seus quotidianos com a infância,  nomeadamente,  educadores e professores, bibliotecários e pais. 

De facto, só pelo convívio com a ARTE, pode o pequeno leitor afinar o olhar e o ouvido, desenhar os seus gostos, identificar as marcas de um ou outro escritor, de um ou outro ilustrador, aprendendo a atar os fios que tecem uma identidade e uma voz,  aos múltiplos universos de escrita e de ilustração que no nosso tempo se lhe  oferecem.

Missão
Trabalhar à roda dos  “Livros” de forma a dar a ver e a ler,  aos mais pequenos,  uma literatura de qualidade, que é aquela que os ajuda a crescer, não em tamanho mas no desenvolvimento do pensamento e da linguagem, pois é  capaz de conseguir dizer-lhes,  de forma poética e cativante, usando  palavras e  imagens, bem como outros elementos de ordem  paratextual,  aquilo que os adultos  e as suas  análises  dizem,  de forma geralmente complicada e muitas vezes fastidiosa.

Objetivos Gerais
Pretende-se  com esta Festa do Livro e da Leitura  que se envolvam crianças e também professores, educadores, pais e encarregados de educação, bibliotecários,  animadores e todos os que estejam interessados em estabelecer e promover a  convivência com os  livros e a leitura, atingir os seguintes objetivos:

  • Proporcionar espaços de encontro,  reflexão e debate sobre a temática “literatura, ilustração e edição de livros para a infância”;
  • Aproximar a literatura de outras artes, nomeadamente da música, do cinema e do teatro;
  • Promover a aproximação a obras literárias, aos seus autores e ilustradores
  • Gerar atitudes mais conscientes sobre a importância na escolha dos livros a dar a ver e a dar a ler às crianças

Não existem eventos agendados