Torres Vedras

VI Festival de Música Antiga de Torres Vedras

VI Festival de Música Antiga de Torres Vedras

“Cultura para todos, à descoberta do património histórico”

 

Criando pontes entre o passado e o presente, o Festival de Música Antiga de Torres Vedras convida-nos, a todos, a uma autêntica viagem pelo património histórico de Torres Vedras.

Valorizando os músicos e música portuguesa antiga, numa 6ª edição, há também uma forte valorização do associativismo do concelho de Torres Vedras, desafiando as associações culturais do concelho a um mergulho pela área da música antiga, envolvendo coros,  professores de música e dança neste projeto.

Grupos de referência também se apresentarão neste festival, tais como Ensemble Atena ou o grupo Gaudim Vocis do Porto.

Sendo um festival nómada, este ano, o evento viaja pela magnífica igreja de São Domingos de Carmões, pela freguesia do Turcifal, bem como pela Ponte do Rol e cidade de Torres Vedras não esquecendo a belíssima Capela de Santa Helena em Santa Cruz. Com concertos temáticos em torno da música ibérica, italiana e alemã sobretudo, abordando repertórios desde a idade média até século XVIII, interagindo sempre com a história ou origem de cada igreja. Será ainda o primeiro ano em que teremos uma Ópera barroca, com os coros e orquestra do Conservatório de Música de Torres Vedras, assim como o género oratória barroca, também com coro e orquestra, apresentando o famoso “Gloria” de Vivaldi pela Camerata Vocal de Torres Vedras e o agrupamento Alma Veteras. Este concerto será também um urgente pedido de Paz onde haverá lugar a um coro participativo no final.

Dedicado aos mais novos, e porque a formação é imperativa, teremos um pequeno concerto- história, à descoberta do património, na lindíssima capela de Santa Helena em Santa Cruz

Criando cada vez mais parcerias, redes e intercâmbios, este é um festival de todos e para todos, descentralizado e que busca autenticidade e dinamismo cultural diferenciado, aliando o património, a história, a sociedade e a religião num só momento. Como se fosse uma espiral, este festival “inspira-nos” pela sua presença local onde todos somos convidados a “amar” o nosso património histórico.


Diretor artístico:
 Daniel Oliveira

Organização: Câmara Municipal de Torres Vedras

Apoio: Paróquias e Juntas de Freguesia do Concelho de Torres Vedras

Parceiros institucionais: Conservatório de Música da Física de Torres Vedras, Associação Ilú, Camerata Vocal de Torres Vedras – Associação Cultural, Antena 2, Cultur´Canto – Associação Cultural, Viva Património – Associação defesa e divulgação do Património de Torres Vedras

 

Próximas datas:

voltar ao topo ↑