Torres Vedras

I Festival de Música Antiga de Torres Vedras

I Festival de Música Antiga de Torres Vedras

O I Festival de Música Antiga de Torres Vedras realiza-se, de 4 de maio a 8 de junho, nas igrejas e espaços históricos do concelho de Torres Vedras.

Olhando a riqueza patrimonial existente na região oeste, Torres Vedras apresenta-nos neste quadro histórico, um conjunto de obras arquitetónicas impregnadas de beleza e espanto.

O I Festival de Música Antiga de Torres Vedras aparece também como uma resposta de revitalização e valorização de todo esse património histórico existente nos vários locais do concelho de Torres Vedras, aliando a música da época praticada de forma historicamente informada, à beleza da arquitetura e acústica desses mesmos espaços.

Temos também neste Festival, a oportunidade de divulgar um repertório bastante diverso, sacro e profano, adaptado ao espaço, dando a conhecer ao grande público compositores e obras fascinantes da cultura europeia desde a idade média até ao pré-classicismo.

Apresentando concertos de elevada qualidade que tipicamente ouvimos nas grandes salas de concertos, este festival tem a particularidade de apresentar músicos de renome, bem como repertório de compositores como Bach, Vivaldi, Mozart entre outros, em igrejas e espaços das várias aldeias do concelho. Tornando assim a música antiga acessível a todos e para todos, este é um autêntico evento com “música fora do lugar”, fazendo destas localidades autênticos cenários de recriação histórica.

Relevando a formação e educação pela arte, todos estes concertos serão comentados e contextualizados, apresentando também instrumentos e práticas típicas das várias épocas da histórica da música.

Que este Festival seja marcante para as comunidades, numa autêntica “Festa da Música”, unindo património, educação, pessoas e locais, numa elevação dos mais nobres valores humanos.

Os concertos terão a duração de 45/50 minutos. No início do concerto haverá uma breve contextualização histórica do espaço.


Direção Artística: Daniel Oliveira 
Parceiros institucionais: Paróquias e juntas de freguesia envolventes; Escola de Música Luís Maldonado Rodrigues

Próximas datas:

voltar ao topo ↑