Torres Vedras

Agenda

"Air Navigation Race" | Campeonato do Mundo de Aviões

Até 14 de setembro 2019

Evento

Evento já ocorrido

Local: Aeródromo Municipal de Santa Cruz

Esta atividade integra o(s) programa(s) Santa Cruz.365 | Onda de Verão, Santa Cruz.365

Santa Cruz será o cenário do Campeonato do Mundo de Aviões "Air Navigation Race", que decorre no Aeródromo Municipal de Santa Cruz entre os dias 5 e 14 de setembro. Esta é a primeira vez que Portugal acolhe a realização de uma prova mundial de navegação aérea, estando confirmadas mais de 40 tripulações de 17 países naquele que é o aeródromo mais ocidental da Europa.

Ao longo de 10 dias, o céu do concelho de Torres Vedras irá contar com mais de 500 voos de corridas de navegação aérea. O destaque vai para a cerimónia de abertura da prova, marcada para domingo, às 16h00. O momento será aberto ao público e irá contar com um festival aéreo, onde as atenções estarão centradas na parelha de F-16 da Força Aérea Portuguesa, assim como em várias patrulhas acrobáticas que darão forma àquele que é, por excelência, o dia do público.

A prova decorre de segunda a quinta-feira, com a prova de aterragens de precisão e "Final Navigation Race" a decorrer no último dia. Em competição estarão Áustria, China, Chipre, República Checa, Finlândia, França, Alemanha, Lituânia, Luxemburgo, Noruega, Polónia, Portugal, Rússia, Arábia Saudita, Eslováquia, África do Sul e Espanha.

A entrega de prémios e cerimónia de encerramento realizam-se no dia 13 de setembro, sexta-feira, com as equipas a partirem no sábado.

Esta é uma das modalidades mais recentes da Federação Aeronáutica Mundial, em que as tripulações de cada país são desafiadas a voar, navegar e aterrar com extrema precisão. Os voos são efetuados em corredores aéreos de navegação com formas irregulares e bastante estreitos, voando a uma velocidade terreno específica, utilizando apenas bússola, relógio e mapa em papel. Todas as aeronaves devem entrar e sair nos corredores de navegação num tempo predeterminado e, no final, devem efetuar uma aterragem de precisão numa faixa de apenas um metro, sem utilizar propulsão a partir do vento de cauda.

A candidatura de Portugal para a organização do Campeonato do Mundo de Aviões "Air Navigation Race" foi apresentada pelo Aeroclube de Torres Vedras durante o encontro anual da Federação Aeronáutica Internacional, que decorreu em Helsínquia, em novembro de 2018, tendo sido aprovada por unanimidade por mais de 30 países. 

Sublinhe-se que, em 2016, coube ao Aeroclube de Torres Vedras a organização do Campeonato do Mundo de Rally Aéreo

A prova da Federação Aeronáutica Internacional é organizada pelo Aeroclube de Torres Vedras, com o apoio da Câmara Municipal de Torres Vedras e da Federação Portuguesa de Aeronáutica.


Programa


Atividade Gratuita


Última atualização: 06.09.2019 - 15:42 horas
voltar ao topo ↑