Torres Vedras

Agenda

Animais Marinhos

Concurso

Até 19 de julho

Concurso Programa Bandeira Azul

Evento já ocorrido

Destinatários: Famílias com crianças com mais de 3 anos

Um animal marinho é uma animal que vive na água. Podem ser peixes, crustáceos, celenterados e esponjas, mas também mamíferos como as baleias. Há também mamíferos com adaptações para a vida aquática, mas que vivem habitualmente em terra, como a lontra e os castores. Existem também aves aquáticas que nadam ou mergulham na água, como as gaivotas, os pelicanos ou os albatrozes.

Essa riqueza de espécies é possível graças ao ecossistema aquático, que se mostra como um ambiente extremamente rico e complexo, que supre as necessidades alimentares, de respiração e reprodução de muitos animais. Um exemplo disso é que os ambientes aquáticos são repletos de fitoplâncton (microalgas) e zooplâncton (micro animais), que são alimentos para diversos peixes, que, por sua vez, são a base da alimentação de mamíferos aquáticos.

O concurso "Animais Marinhos" é uma iniciativa promovida pelo Centro de Educação Ambiental da Câmara Municipal de Torres Vedras. O concurso decorre no âmbito do Programa Bandeira Azul 2019, cujo tema é Do rio ao mar sem lixo.


Datas
Data limite de inscrição - 5 de julho
Data limite de entrega dos trabalhos (no Centro de Educação Ambiental) – 12 de julho
Data de divulgação dos resultados (Facebook do Centro de Educação Ambiental) – 19 de julho 


Regulamento

 

Info e inscrições: 261 314 163 | 918 773 342 | cea@cm-tvedras.pt 


Atividade Gratuita


Em 2018, o Programa Bandeira Azul trabalha o tema “O Mar que Respiramos”.

50% do dióxido de carbono lançado na atmosfera é absorvido pelos oceanos e 70% do oxigénio da Terra é produzido pelo plâncton marinho. O papel das florestas marinhas é fundamental, são as algas mais pequenas que nos dão o ar que respiramos. Por sua vez, as florestas terrestres são fundamentais para os ecossistemas, são o habitat de 80% da biodiversidade terrestre e são elas que garantem a água doce de que todos os seres vivos dependem.

Este tema procura despertar consciências para a influência que os oceanos exercem em todos os aspetos da vida no planeta, de que forma afetam e são afetados pelas alterações climáticas e o que isso significa a longo prazo. Este tema pretende ainda demonstrar a ligação existente entre ecossistemas terrestres e marinhos e como a vida no mar está tão dependente de pequenos gestos em nossas casas.

O caminho passa pela educação ambiental e pela adoção de comportamentos mais racionais e eficientes na utilização de recursos. Uma educação para a conservação, proteção e melhor gestão, que começa nas florestas e termina no mar.

voltar ao topo ↑