Torres Vedras

Agenda

Contos de Cá cará cá cá

Até 23 de abril | 10h30

Leitura infantojuvenil Contos de Cá cará cá cá

Evento já ocorrido

Local: Cabine de Leitura/Esplanada da Pastelaria Natural Mental, Rua da Henriques Nogueira
Destinatários: M/5

Histórias na ponta da língua é um projeto de narração oral criado pela atriz e contadora Ângela Ribeiro. Com o uso da voz, do corpo, da interpretação e dos objetos, a atriz dá-nos a conhecer contos e histórias de tradição oral e escrita. A sessão de contos de Cá cárá rá cácá leva-nos até ao mundo dos contos tradicionais portugueses. Mas a atriz não estará sozinha! O público vai ajudar... Como? Há que participar e descobrir. Para que as histórias fiquem bem vivas nas nossas memórias.

Ângela Ribeiro 
Atriz, marionetista, mediadora educação artística.
Formou-se em dança na Escola de Dança da Academia Almadense e nos cursos de Intérpretes de Dança Contemporânea e de Reciclagem de Monitores de Dança, organizados pelo Fórum Dança. Frequentou o curso Puppet Theatre Arts, Escócia e o Departamento de Marionetas da Academia de Teatro de Varsóvia, na Polónia. No âmbito do programa INOVART, estagiou no serviço educativo do Museu Lázaro Galdiano, Madrid. Licenciada em História de Arte, Universidade Nova Lisboa.

Teve formação complementar em teatro, marionetas e dança com Neville Tranter, Hoichi Okamoto. Koryu Nishikawa V, Didier Galas, Matteo Cifariello, Diana Rego, Marina Nabais, Carlos Agudelo Plata, Pedro Giestas, João Paulo Seara Cardoso, Jim Kroupa, Sephen Mottram, Richard Bradshaw, Paulo Duarte, José Jorge Duarte, Cláudia Dias, Márcia Lança, entre outros.

Colaborou com The Puppet Lab, Teatro Nacional D. Maria II, Royal de Luxe, Marionetas de Mandrágora, Real Pelágio, Companhia de Dança de Almada, P.I.A - Projectos de Intervenção Teatral, O Mundo do Espectáculo, Companhia de Actores, Valdevinos Teatro de Marionetas, Associação Salvador, Centro de Arqueologia de Almada, João Lizardo, Maria Radich, Marina Nabais, Catarina Pé-Curto, Ana F. Gouveia. Criou os espetáculos Viajando com Violeta, O Fazedor de Vidas, Alice no País das Maravilhas, Bem me quer, Mal me quer.

Realizou oficinas de expressão dramática e teatro de marionetas com Casa das Histórias, Culturgest, Casa da Cerca, Fórum Dança, Solar dos Zagallos,Centro de Arqueologia de Almada, entre outros.

Em 2015 cria "Histórias na ponta da língua | narração oral" e em 2017, com Susana Rosendo, "EmbalArte - teatro para a 1ª infância".

Info e inscrições: biblioteca@cm-tvedras.pt 
Dinamização: Ângerla Ribeiro 


Atividade Gratuita


Integrado em Torres Vedras - Cidade dos Livros. Outras datas:

O Projeto “Torres Vedras – Cidade dos Livros”, como o próprio nome indica, visa levar pelo entusiasmo os cidadãos do nosso Concelho a participarem numa festa ligada à literatura, abrindo  caminho através dos livros, como também através de outras formas de expressão artística que lhe estão ligadas por relações de parentesco, como o teatro, a música, a performance, o cinema de animação, a ilustração… para trabalhar a  pedagogia do imaginário.

Procura ainda, de forma clara, demonstrar que os livros e as leituras não se confinam a escolas e bibliotecas, o que seria absurdamente redutor, abrindo-se por isso mesmo a novas parcerias com outros espaços culturais.

Tal como há muito o livro deixou de ter um formato durante séculos valorizado, e se abriu a todos os tamanhos e feitios, a Fábrica das Histórias-Casa Jaime Umbelino acredita que se lhe impõe abrir-se aos livros e à sua leitura, pondo em movimento projetos que não quer ver confinados a um mês, o de abril, fazendo deles um  movimento contínuo de todos os dias e de toda a sua programação.

voltar ao topo ↑