Torres Vedras

Agenda

"Ribeira e Encosta - Desenho de Rua"

Até 16 de fevereiro 2019

Exposição Ribeira e Encosta - Desenho de Rua

Evento já ocorrido

Local: Sala de Exposições da Biblioteca Municipal de Torres Vedras

A exposição Ribeira e Encosta – Desenho de Rua congrega um conjunto de desenhos realizados no âmbito de dois eventos culturais associados a processos de regeneração urbana: Ribeira Desenha (Ribeira, Natal/RN – Br), e Encosta – Desenho de Rua (Encosta de S. Vicente - Torres Vedras).

O património cultural da Ribeira, Natal/RN é representado pelo grupo de Desenhadores Urbanos (Urban Sketchers) de Natal (BR), através de desenhos de observação apresentados sob diferentes suportes, que são fruto dos registos realizados durante os encontros vinculados a um projeto de extensão do Departamento de Arquitetura da UFRN (DARQ/UFRN). Este projeto teve como objetivos, articular as atividades de desenho de in loco lideradas pelo grupo  Urban Sketchers Natal e discussões acerca da temática do património cultural, particularmente o Bairro da Ribeira e difundir/publicitar as atividades realizadas, em prol da discussão sobre o reconhecimento do bairro como património cultural da cidade.

A exposição mostra os diversos olhares que representam o que foi apreendido, a partir das temáticas que foram discutidas nos encontros, nas instâncias que os aproximam e que os distinguem. Estes olhares são apresentados a partir de diferentes escalas de abrangência (panoramas; entorno; vizinhança do edifício; edifício propriamente dito; espaço interno; detalhes) através de uma diversidade das técnicas, individuais e mistas (nanquim; aquarela; marcadores; grafite; lápis de cores).

"Encosta - Desenho de Rua" é uma ação que integra o plano de comunicação do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano de Torres Vedras (PEDU), sob a responsabilidade da Câmara Municipal de Torres Vedras. Esta atividade de desenho de observação, divide-se em dois momentos distintos, mas complementares. Num primeiro momento, decorrem as Residências Artísticas, com a participação de desenhadores residentes que durante uma semana têm a oportunidade de imergir no território da Encosta de S. Vicente, registando nos seus cadernos a realidade física e social que caracteriza a identidade daquele lugar; num segundo momento, dá-se o Encontro Nacional de Desenho de Rua, trazendo à Encosta um conjunto de desenhadores, vindos de todo o país que, durante um dia, convivem com a comunidade local, percorrendo as ruas, pátios, becos e travessas, ilustrando assim a paisagem urbana e social da Encosta.

Os desenhos da Encosta de S. Vicente, apresentados nesta exposição, foram realizados durante as Residências Artísticas dos cinco desenhadores convidados.

Os principais objetivos deste projeto são os seguintes: representação e leitura da transformação da realidade física e social daquele território, provocada pelas obras previstas no programa ENCOSTA – Regeneração Urbana e Social da Encosta de S. Vicente; promover a inclusão social através da arte; o reforço da autoestima da comunidade local.

Inauguração: 16h30


Atividade Gratuita


Última atualização: 23.01.2019 - 14:47 horas
voltar ao topo ↑