Torres Vedras

Agenda

Devaneios Poéticos de um Bebé

Performance Poética Interativa

Até 6 de outubro 2018 | 16h30

Leitura Desvaneios Poéticos de um Bebé

Evento já ocorrido

Local: Sala de Expressão Plástica, Biblioteca Municipal de Torres Vedras
Destinatários: Famílias com bebés e crianças até aos 3 anos

Narrativa poética onde as emoções e expressões da infância são traduzidas em poesia. As palavras ganham forma, cor e corpo pelos movimentos, pela dança sincronizada entre a expressividade corporal e sonora em diálogo com bebés/crianças e adultos. A interação com o público desperta a dinâmica relacional bebé/criança-adulto e o caráter reflexivo e enriquecedor do momento que se pretende único em cada apresentação, emergindo uma re-descoberta da importância e do significado desta relação. 

 

Objetivos

- Reforçar a importância da dinâmica relacional, incluindo os limites respeitadores do(a) bebé/criança, permitindo aceder à perspetiva da criança face à importância de a ouvir em diferentes perspetivas; de olhar face a face, de dar colo, um abraço, um beijo, a importância de sorrir para o bebé, fazer cócegas de amor, de brincar, cantar, dizer palavras que se transformam em ecos de ternura;

 - Sensibilizar para importância da poesia e dos livros na relação bebé/criança- adulto. A dinâmica decorre num ambiente neutro onde a música de fundo e o espaço físico acolhe serenamente o grupo. Em cada momento de diálogo pontual e breve com o público descobrem-se livros de pano alusivos à dinâmica relacional bebé/criança-adulto, através dos quais emergem poesias narradas de forma expressiva. A expressão corporal, o contacto ocular e relacional são prioritários, fazem também parte os adereços estimulantes e curiosos e a musicalidade associada a cada poesia. São dez temas, dez poesias, dez momentos de expressividade poética onde as emoções de um bebé/criança são de algum modo traduzidas.



Biografia

Nasce em Lisboa, em 1976. Licencia-se em Psicologia Educacional no Instituto Superior de Psicologia Aplicada, no ano de 1999, realizando de seguida, como complemento da compreensão do comportamento humano, a Pós graduação em Psicoterapia Psicodinâmica da Sociedade Portuguesa de Psicologia Clínica. Em 2008 conclui o Mestrado em Educação e Leitura da Faculdade de Psicologia e Ciências de Educação de Lisboa em paralelo com uma Pós graduação em Livro Infantil da Universidade Católica. Em 2016 termina o Doutoramento em Psicologia da Educação no Instituto de Educação de Lisboa. É formadora certificada pelo CCPFC nas áreas Psicologia/Psicossociologia; Orientação Vocacional; Psicologia da Educação; Educação (Leitura); Conceção e Organização de projetos Educativos. Coordena e dinamiza, desde 2005, há 12 anos, o projeto “Literacia na Infância em diálogo com a Psicologia do Desenvolvimento” onde estão englobados projetos que envolvem a Literatura para a Infância e a Psicologia do Desenvolvimento com ateliers desde os 4 meses aos 10 anos, workshops e formações. O trabalho é realizado num registo de continuidade em Creches e Jardins de Infância, na localidade de Lisboa, bem como pontualmente em Creches, Jardins de Infância e Bibliotecas a nível Nacional. Trabalha igualmente num consultório de Psicologia onde recebe crianças entre os 3 e os 10 anos, numa intervenção pedagógica-terapêutica onde é utilizada a literatura para a infância, dinâmicas de criação e recriação de histórias de autoanálise comportamental favorecendo a relação terapêutica, a livre projeção, a introspeção, a reorganização e a valorização da criança.

Inscrições: 261 320 747 ou bmtv.servico.educativo@cm-tvedras.pt 
Conceção e Realização: Ana Mourato


Atividade Gratuita


"Ao Sabor dos Sábados" é um programa de atividades de animação, serviço educativo para pais e filhos, concebido para as tardes de Sábado, no setor infanto-juvenil da Biblioteca Municipal de Torres Vedras.

Última atualização: 24.09.2018 - 12:10 horas
voltar ao topo ↑