Torres Vedras

Agenda

Janelas de Torres Vedras

Exposição individual de Atalie Rodrigues Alves

Até 16 de novembro 2018

Exposição Janelas de Torres Vedras

Evento já ocorrido

Local: Biblioteca Municipal de Torres Vedras

Esta atividade integra o(s) programa Arte ao Centro

"Tenho a honra e a grata satisfação e de apresentar o trabalho da artista brasileira Atalie Rodrigues Alves, de Franca|São Paulo aos nossos amigos portugueses. Nos anos de 1980, pude conhecer seu belíssimo trabalho na montagem de uma mostra coletiva em Araraquara. Daí em diante, minha constante admiração por seu trabalho.

As aquarelas da artista brasileira Atalie são plenas de atenção, concentração e paciência... Quase matemáticas, cujas equações e fórmulas são uma somatória da criatividade e emoção, cuja matriz está alicerçada nas sensações e cuidados.

As Janelas de Torres Vedras se abrem para as paisagens icônicas da região, de lugares reais, mas inimagináveis, repletos de histórias e sonhos, limpos, suaves, claros, que representam um subterfúgio para a sua pesquisa geométrica e gráfica, que tem a repetição como marca: aqui, os azulejos.

E este é um processo belíssimo quando nos deparamos com as obras desta série, deste trabalho instigante denominado “Janelas Brasileiras” da primeira década do século XXI.

Aqui, nesta série, Atalie abre as suas janelas para paisagens que, agora, em sua residência artística, poderá vivenciar in loco.

Graças ao auxilio do arquiteto André Duarte Baptista - que pôde alimentá-la de imagens fotográficas de sua pesquisa neste universo de preservação da identidade do lugar, foi possível produzir esta série que apresenta nesta individual – primeira em Portugal, porta de entrada da Europa.

São 40 anos de arte, compartilhados com seu maior incentivador, seu companheiro, o arquiteto Mauro Ferreira. A brilhante e incansável artista Atalie Rodrigues Alves abre suas janelas para o mundo."

Lauro Monteiro
Curador 

 

ATALIE RODRIGUES ALVES 

Formada em Artes Plásticas pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo (1976).

Frequentou cursos: FAAP-SP (desenho e pintura), Museu Lasar Segal-SP (fotografia), atelier Paulo Menten (gravura). Como artista plástica desenvolve as seguintes técnicas: aquarela, guache, lápis de cor, pastel, xilogravura e linóleo. Realizou quase 50 exposições individuais em diversas cidades em Galerias de Arte e Centros Culturais no Brasil. Em 2017 participou do Coletivo Brasil na Galeria Paços em Torres Vedras.

Desde 2009 é diretora do Laboratório das Artes de Franca (@arteemfranca), onde é curadora das exposições locais e itinerantes.

(http://facebook.com/atalierodrigues)

Info: 261 310 460 ou biblioteca@cm-tvedras.pt
Inauguração: 17h00


Atividade Gratuita


Última atualização: 23.10.2018 - 17:07 horas
voltar ao topo ↑