Torres Vedras

Agenda

O Robô Artista

Oficina de Programação e Robótica

Até 26 de maio 2018 | 14h00 às 17h00

Oficina infantojuvenil

Evento já ocorrido

Local: Biblioteca Municipal de Torres Vedras
Destinatários: 8 aos 12 anos

Sabias que os robôs também podem desenhar?
Vem à nossa oficina e sê tu a programar um robô para que possa desenhar numa tela em branco.
No final da oficina terás oportunidade de levar contigo um pouco da obra de arte criada pelo robô que programaste.
A oficina “O Robô Artista” pretende levar os participantes a programar um pequeno robô educativo kit RobôOeste, através da linguagem de programação em blockly.
O blockly for picaxe é uma linguagem de programação em blocos, muito intuitiva que visa ser utilizada para programar robôs com o microcontrolador da PICAXE, como o robô educativo - “kit RobôOeste”.

Esta oficina tende a proporcionar a todos os participantes uma atividade lúdica, que pretende levar a:

  • aprender as noções básicas do código utilizado para criar software;
  • compreender melhor como funciona uma máquina programada;
  • desenvolver a criatividade, autonomia, pensamento crítico/lógico, capacidade de resolução de problemas reais, colaboração e tomada de decisões;
  • fomentar o interesse pela área das CTEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática);          

Filipa Rei, docente da AEC – Atividade de Enriquecimento Curricular de Iniciação à Programação e Robótica no 1ºciclo do ensino básico, desde 2008, tem participado em diversos eventos relacionados com a Robótica Educativa. Participou dois anos consecutivos como mentora de uma equipa de alunos do 1ºciclo do ensino básico, no prémio Ciência na Escola da Fundação Ilídio Pinho pelo que, em 2016, conseguiram obter uma menção honrosa através da realização do projeto “Brinca comigo” e em 2017 conseguiram alcançar um 1.º lugar com o desenvolvimento do projeto “Crescer a Brincar – Aprender a Programar”, projeto que visa promover a aprendizagem do código a crianças a partir dos cinco anos.
Desde 2008 que está ligada ao Clube da Robótica da Escola de São Gonçalo e em 2009 conseguiu sangrar-se campeã mundial de Robótica no Robocup que se realizou em Graz, Áustria, na modalidade de Busca e Salvamento.
Licenciada em Artes Plásticas pela ESAD - Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha, atualmente encontra-se a concluir o Mestrado em Utilização Pedagógica das TIC, na ESECS - Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, em Leiria.

Inscrições: 261 320 747/ 261 310 460 bmtv.servico.educativo@cm-tvedras.pt
Formadora: Filipa Rei


Atividade Gratuita


Publicado: 09.04.2018 - 12:31 horas
voltar ao topo ↑