Torres Vedras

Agenda

Festival Nacional de Robótica 2018

Até 29 de abril | 08h00 às 23h00

Evento já ocorrido

Local: Pavilhão Multiusos e Pavilhão Expotorres
Destinatários: Alunos de escolas básicas, secundárias, profissionais e de ensino universitário

O Festival Nacional de Robótica (FNR) - um evento do Robótica 2018, é da responsabilidade da Sociedade Portuguesa de Robótica, organizado pelo Agrupamento de Escolas de São Gonçalo e pela Câmara Municipal de Torres Vedras, em parceria com o Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, o Instituto Politécnico de Leiria o Ministério da Educação e a Associação Nacional de Professores de Informática.

Este Festival reúne alunos provenientes de todo o país para participar em competições de robótica e para demonstrar os seus trabalhos. As competições robóticas destinam-se a promover o espírito inovador, empreendedor nas crianças e jovens através de métodos ativos de ensino, assim como a aquisição de competências transversais, divulgando também esta área junto do publico em geral.
No FNR efetua-se o apuramento das equipas Portuguesas para o Robocup, competição de robótica de âmbito mundial, que reúne as melhores equipas de cada País, e na qual Portugal conta já com um historial de bons resultados.

Este evento possui dois tipos de competição (Júnior e Sénior). A competição Júnior é composta pelas seguintes modalidades: Busca e Salvamento Júnior (RoboCup), Futebol Robótico Júnior (RoboCup), Onstage (RoboCup) e Freebots Junior. A competição Sénior é composta pelas seguintes modalidades: Futebol Robótico Médio (MSL - Middle Size League) (RoboCup), Simulação 2D (RoboCup), Simulação 3D (RoboCup), Simulação de Resgate (RoboCup), Liga de Plataformas Padrão (Robocup), Condução Autónoma, Robot@Factory e Freebots.
  
 
O Festival Nacional de Robótica inclui um Encontro Científico  - 18th IEEE International Conference on Autonomous Robot Systems and Competitions - (ICARSC 2018), onde é dada a oportunidade aos investigadores nacionais e estrangeiros, na área da Robótica, de apresentar os seus mais recentes resultados de investigação na sua área.
 
Estará presente neste evento o Probótica - Iniciativa Programação e Robótica no Ensino Básico - Ações de formação de curta duração, com a finalidade de apoiar e acompanhar os docentes envolvidos na implementação da iniciativa e dar continuidade às experiências de formação já promovidas pela Direção Geral Educação (DGE) neste âmbito. As atividades contam com o apoio de parceiros como a ANPRI, CCTIC da Universidade de Évora, CCTIC da ESE de Setúbal, CCTIC do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa e Microsoft.
 
O Festival Nacional de Robótica terá também um conjunto de workshops na área da programação e robótica e espaços makers com demonstrações e partilha de projetos. 
 
Organizado pelo Agrupamento de Escolas de S. Gonçalo, em parceria com a DGE, serão dados a conhecer os vários clubes de robótica das escolas portuguesas, básicas, secundárias e profissionais, e partilhar com o público, de forma interativa, os projetos que têm vindo a ser desenvolvidos.
 
 
Consulte o PROGRAMA
 



voltar ao topo ↑