Torres Vedras

Agenda

10. 10. 10. Arte entre Cidades

Projeto de Arte Pública | Exposição

29 de julho a 31 de dezembro 2018

Exposições /assets/upload/agendagrupos/cev2018/cev2018.jpg

Local: EN 9, entre Torres Vedras e Alenquer

Esta atividade integra o programa Cidade Europeia do Vinho 2018 | Torres Vedras/Alenquer

Os conceitos de "lugar", "percurso" e "obra artística na paisagem" surgem como um sentido de problematização que sugere o diálogo entre a arte e a arquitectura enquanto matéria de reflexão enquadradas no "trajeto" da uva ao vinho. Quando falamos de "obra" referimo-nos ao resultado físico de trabalhos que possam ter sido realizados por artistas, ou por arquitetos, ou por uma ação conjunta que promove o diálogo entre ambas as áreas disciplinares, da qual resulta um projeto efémero que reflecte sobre a temática da atividade e paisagem vinícola.

Ao procurar promover ações interdisciplinares nas obras a alcançar, numa leitura da paisagem entre as cidades de Torres Vedras e Alenquer, esta proposta de curadoria procurará articular uma abordagem de reflexão sobre a caracterização da paisagem e herança vinícola. Desta forma, a nossa aproximação a uma ideia curatorial de ‘onde’ localizar as intervenções contempla dois campos de ação: o primeiro remete para o encontro das obras no contexto arquitectónico de equipamentos relacionados com a atividade vinícola. O segundo pressupõe obras enquadradas num itinerário territorial entre as cidades de Torres Vedras e Alenquer ao longo da Estrada Nacional 9 (N9).
Neste contexto integrar-se-ão intervenções na paisagem e em estruturas de transformação dos recursos naturais da região, que demarcam uma narrativa de contextualização à temática do vinho. Aspira-se assim a uma ideia de promenade territorial que introduz ao observador uma revisão de locais, ou costumes, através da intervenção artística sobre um fundo arquitetónico em contexto rural ou urbano.
Ambos os concelhos se destacam a nível nacional na produção de vinhos de excelência, promovendo, neste contexto, um perfil de conhecimento de técnicas específicas nesta matéria. Em alinhamento com esta reflexão os autores que acompanham este projeto manifestam-se, através da sua obra, capazes de articular os conceitos e matéria-prima do seu trabalho com os contextos históricos, económicos e sociais locais.