Torres Vedras

Agenda

Vamos criar um jogo no Scratch

Oficina de Robótica

Até 27 de janeiro 2018 | 14h00 às 17h00

Oficina infantojuvenil

Evento já ocorrido

Local: Biblioteca Municipal de Torres Vedras
Destinatários: 8 aos 14 anos

Gostavas de criar um jogo no computador de uma forma simples e divertida?
Então, vem experimentar esta oficina!

Com esta oficina pretende-se que todos os participantes tenham a oportunidade de criar um pequeno jogo através do Scratch.
O Scratch é uma linguagem de programação desenvolvida pelo MIT Media Lab - Instituto Tecnológico de Massachusetts. Esta linguagem foi concebida para crianças dos 8 aos 16 anos, porém pode ser utilizada por pessoas de todas as idades.
Atualmente são muitos os projetos desenvolvidos em Scratch e partilhados na plataforma online.
O Scratch apresenta um ambiente visual muito intuitivo, assim todos podem aprender a estrutura lógica do código utilizado para criar software, de uma forma lúdica.
Através do Scratch é possível criar e editar histórias e jogos. Deste modo, enquanto brincam e criam as crianças desenvolvem a criatividade, autonomia, o espírito crítico/lógico e a capacidade de resolução de problemas reais, competências consideradas essenciais para o séc. XXI.
Na oficina “Vamos criar um jogo no Scratch” haverá espaço para experimentar, criar e jogar. Durante esta oficina pretende-se que os participantes experimentem criar um pequeno jogo no computador e assim desenvolvam a aprendizagem da programação.

Formadora Filipa Rei
Filipa Rei, docente da AEC – Atividade de Enriquecimento Curricular de Iniciação à Programação e Robótica no 1.ºciclo do ensino básico desde 2008,  tem participado em diversos eventos relacionados com a Robótica Educativa. Participou dois anos consecutivos como mentora de uma equipa de alunos do 1.ºciclo do ensino básico, no prémio "Ciência na Escola", da Fundação Ilídio Pinho pelo que em 2016 conseguiram obter uma menção honrosa através da realização do projeto “Brinca comigo” e em 2017 conseguiram alcançar um 1.ºlugar com o desenvolvimento do projeto “Crescer a Brincar – Aprender a Programar”, projeto que visa promover a aprendizagem do código a crianças a partir dos cinco anos. Desde 2008 que está ligada ao Clube da Robótica da Escola de São Gonçalo e em 2009 conseguiu sangrar-se campeã mundial de Robótica no Robocup que se realizou em Graz, Áustria, na modalidade de Busca e Salvamento.
Licenciada em Artes Plásticas pela ESAD - Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha, atualmente encontra-se a concluir o Mestrado em Utilização Pedagógica das TIC, na ESECS - Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, em Leiria.

Inscrições: 261 320 747/ 261 310 460 bmtv.servico.educativo@cm-tvedras.pt


Atividade Gratuita


Lotação: 12

Última atualização: 27.11.2017 - 15:37 horas
voltar ao topo ↑