Torres Vedras

Agenda

As Teclas do Renascimento e Barroco

Concerto | Ciclo de Órgão de Torres Vedras

Até 26 de novembro 2017 | 16h00

Música

Evento já ocorrido

Local: Igreja da Misericórdia de Torres Vedras, R. Serpa Pinto

O presente concerto será dedicado à música antiga, contando com a colaboração de um grupo de referência – Ars Eloquentiae.
Neste concerto, seremos transportados para as igrejas e cortes dos séculos XVII e XVIII no contexto europeu. Uma mistura de história e arte de onde brotam instrumentos tão distantes como o Cravo e a Flauta Travessa (também conhecida de flauta barroca).
O Agrupamento irá interpretar repertório Ibérico, Italiano, Françês e Alemão dos períodos renascentista e barroco.
O grupo é composto por músicos especializados na prática da música antiga, que estudam de forma historicamente informada, as práticas musicais das épocas em estudo.
Serão interpretadas obras de Telemann, Haendel, Seixas, Scarlatti, Balbastre e Quantz.

Agrupamento Ars Eloquentae

O agrupamento Ars Eloquentae foi fundado em 2015 com o objetivo de dar destaque à música barroca composta para flauta de bisel, flauta travessa barroca e baixo contínuo, através de uma interpretação baseada em dados históricos, e com recurso a cópias de instrumentos dessa época.
A constituição instrumental deste ensemble não é estanque, recorrendo por vezes à colaboração de outros músicos para obras que requerem maior diversidade instrumental ou a inclusão de vozes.
Participou em prestigiados festivais nacionais, sendo de destacar o Festival de Música do Palácio de Mafra, Festival de Música de Sintra, Ciclo de concertos de Natal do Municipio do Seixal e Temporada de Música de Oeiras.

Constituído por músicos profissionais com sólida formação no campo da música antiga, o agrupamento conta com Débora Bessa (flauta de bisel), Vânia Moreira (Violoncelo), José Rui Fernandes (flauta travessa) e Daniel Oliveira (Cravo/Órgão), sendo esta a constituição efetiva do agrupamento.


Atividade Gratuita


Última atualização: 11.10.2017 - 11:35 horas
voltar ao topo ↑