Torres Vedras

Agenda

Recém Chegados ao País dos Brinquedos

Exposição

Até 31 de dezembro 2016

Exposição

Evento já ocorrido

Local: Atelier dos Brinquedos

Esta atividade integra o(s) programa Este Natal compre no comércio tradicional

Aberto há cerca de um ano, o Atelier dos Brinquedos, integrado no requalificado Choupal, tem a público parte da coleção de brinquedos pertencentes ao espólio de cerca de 9 mil objetos, adquiridos em 2015 pela Câmara Municipal de Torres Vedras.
A mostra generalista que esteve patente durante um ano é agora aumentada, mostrando mais brinquedos, aguçando a curiosidade para as atividades que partir de dezembro se irão desenvolver naquele espaço.

"Os brinquedos são a memória e ainda são mais do que isso: os brinquedos sobrevivem à memória."

"Os brinquedos só aparentemente são coisas fechadas nos seus limites, coisas com uma existência tridimensional que sublinha a sua realidade material, palpável e tangível, conseguida pela coesão que repousa nas suas dobras e encaixes, pregos, cola, parafusos, cavilhas e entalhes.
Os brinquedos são as infinitas histórias que cada criança para eles constrói enquanto brinca e se deixa cair nos seus milhares de centros invisíveis. Depois da queda, do mergulho, é de facto a criança que, já dentro do brinquedo, transforma essa coisa inanimada em algo "vivo". Mas se para a criança os brinquedos são a porta que se abre a todos os possíveis e impossíveis, para os adultos eles podem ser os preciosos utensílios com que conseguem acordar memórias, bastando para isso terem uns olhos que vejam, um coração que queira e umas mãos que toquem.
Esta pequena mostra de brinquedos é testemunho das práticas lúdicas da criança através do tempo e do espaço e eco da sociedade com os seus modos de vida, os seus progressos técnicos, as suas obsessões, representando por isso mesmo, a história da própria Humanidade.
Mas mais do que um desfile de objetos em armários, quisemos criar um espaço vivo, esperando que todos, crianças e adultos, sintam que os brinquedos são alimento para o pensamento, para o sonho e para o coração, funcionando ainda como a chave capaz de abrir horizontes que vale a pena viver."
(excerto de texto da escritora Ana Meirelles)


Atividade Gratuita


Última atualização: 23.11.2016 - 16:44 horas
voltar ao topo ↑