Torres Vedras

Agenda

Geologia e território - Serra da Archeira

Geologia no Verão

Até 3 de agosto 2014 | 09h00

Ciência Viva no Verão

Evento já ocorrido

Local: Centro Interpretativo da Área da Paisagem Protegida das Serras do Socorro e da Archeira
Destinatários: Maiores de 7 anos

A Serra da Archeira integra a Área de Paisagem Protegida das Serras do Socorro e Archeira (APPSSA) e constitui um excelente mostruário de diferentes patrimónios, designadamente o geológico. Ao longo de um percurso circular de aproximadamente 10 km, com baixo grau de dificuldade, é possível interpretar a paisagem e a ocupação do território com base no substrato geológico.
A oportunidade será igualmente aproveitada para observar outro tipo de valores,
designadamente, culturais, patrimoniais, hídricos, conservação do solo e biodiversidade, já que inclui alguns habitats relevantes em termos de valor ecológico. A própria flora traduz o tipo de solo em que se desenvolve, tal como as culturas existentes.
A existência no percurso de dois fortes das Linhas de Torres Vedras (Archeira e Feiteira) constitui a oportunidade para tomar contacto com tão importante episódio da nossa história.
Também a presença de um tronco fóssil de Araucária, localizado nas proximidades da
Cadriceira, correspondente ao Jurássico Superior Português, dado como um dos troncos de maior dimensão desta espécie quando descoberto em 1908, constitui igualmente um dos atrativos.

Duração máxima: 6h00

Itinerário da actividade: Percurso circular em meio rural na Serra da Archeira.

Ponto de encontro: Centro Interpretativo da Área de Paisagem Protegida das Serras do Socorro e Archeira - Eco-Parque da Serra da Archeira, Figueiredo (Coordenadas: 39º 3 ‘19,11’’ N _ 9º 13’50,27’’O)

Como Chegar: A partir da autoestrada A8 sair para Torres Vedras sul, na primeira rotunda à direita subir para Catefica (EM 632), uma vez lá em cima cortar à direita em direção aos aerogeradores, seguir sempre a estrada asfaltada até indicação do Centro à esquerda – estrada em terra. Tem placas indicativas.

Notas: Andar é o exercício mais completo, natural e são que podemos fazer. Andar no campo, em contacto com a natureza, leva-nos aos lugares mais longínquos que podemos imaginar.
A observação da geodiversidade leva-nos a compreender melhor a Terra onde vivemos. É este o desafio que nos propomos neste bonito passeio no campo.
Trazer botas (botas são botas, uns ténis também servem), chapéu e vestuário adequado, água, farnel, boa disposição e um farnel para piquenique ao almoço.

Inscrição prévia com limite máximo de 45 participantes, aqui! 


Atividade Gratuita


Parta à descoberta da Ciência nestas férias.

E nem precisa de levar telescópios, lupas ou binóculos. A Ciência Viva trabalha com instituições científicas, centros de ciência e empresas para levar a Ciência até si.
São milhares de acções por todo o país.

Última atualização: 10.07.2014 - 11:39 horas
voltar ao topo ↑