Torres Vedras

Agenda

Onde estão as tartes?

Exposição de Marionetas, de Olga Neves

Até 28 de novembro 2014

Exposição «Onde estão as tartes?», de Olga Neves

Evento já ocorrido

Local: Fábrica das Histórias - Casa Jaime Umbelino

As palavras foram para Carroll aquilo que  a argila é  para Olga Neves que,  com esse material vivo, modelou com amor e prazer algumas personagens do 11º capítulo de Alice no País das Maravilhas.
E tal como Carroll jogou com as palavras,  que utilizou para contar a história à sua pequena musa inspiradora, Alice Liddell, ao mesmo tempo que  denunciava intrigas de poder, hierarquias sociais e sexuais, terrorismo escolar e religioso,  valores morais e comportamentos bizarros, num afeto criador que  investiu nas formas que deu às personagens, esta artista plástica  reinvindica para nós uma   Alice que caminha por um fio mas que é, ao mesmo tempo, claramente livre e ativa. 

Olga Neves
É natural de Torres Vedras e licenciada  em Artes Plásticas na Faculdade de Belas Artes de Lisboa. Desde 1999 tem participado em inúmeras Exposições, individuais e coletivas, em Portugal , Alemanha, Estados Unidos e  Finlândia.
Encontra-se representada no British Museum e na Simons Galery de Londres, na Medialia Rack & Hamper Galery em Nova Iorque e nas cidades de Wellington em Inglaterra, Villenave d’Ornon e Lillebone em França, Immenstad e Seeheim-Jugenheim na Alemanha. 


Atividade Gratuita


Alice, essa menina criada por Lewis Carroll e posta em desassossego no País das Maravilhas, povoado de animais falantes, de um gato enigmático que deixa o sorriso pendurado pelas árvores, de um coelho branco apressado e pomposo que anda sempre a correr exibindo o seu colete, o seu leque e as suas luvas brancas, de um chapeleiro louco, de uma duquesa muito feia e, de entre muitos outros, a que não falta até uma rainha faminta de decapitações, está agora em Torres Vedras.

Vamos pois conhecê-la, acompanhando toda a loucura do livro e a riqueza do imaginário do seu criador.

E tal como na história o seu pescoço cresce, cresce, também aqui os seus caminhos saem pela cidade fora criando um percurso poético entre a Fábrica das Histórias e a Paços - Galeria Municipal de Torres Vedras.

Apoio:
Fundação Gulbenkian | VerPraLer | Story Museum e VISTA ALEGRE

Publicado: 03.06.2014 - 09:31 horas
voltar ao topo ↑