Torres Vedras

Agenda

Benjamin

Concerto e Documentário | SUMMER DIVE

Até 28 de julho 2016 | 22h30 às 00h00

Música BENJAMIM

Evento já ocorrido

Local: Transforma.NAVE
Destinatários: maiores de 8 anos

Esta atividade integra o(s) programa Santa Cruz.365 | Onda de Verão

Benjamim
O escritor de canções que passou quatro anos radicado em Londres voltou para Portugal em 2013 para se instalar no coração do Alentejo sem passar pela sua casa partida: Lisboa. Regressou para escrever canções novas e revolucionar a sua maneira de olhar para o mundo. Construiu o estúdio em Alvito e começou a dar vida aos novos temas que enchem o novo (e agora primeiro) disco.

Auto-Rádio
Luís Nunes, nome de baptismo, voltou pela necessidade de escrever na sua língua, refletir sobre o seu universo específico, falar sobre as pessoas que existem no seu dia-a-dia sem a barreira da linguagem. Benjamim voltou às raízes.
"Auto-Rádio" é um disco feito para que todas as pessoas consigam compreender. Pessoas que não precisem de ser ensinadas numa outra língua porque lhes basta uma, a que falam todos os dias. Acima de tudo, é um disco em busca da identidade que parecia adormecida mais a norte da Europa, em busca das histórias que não existem em mais parte nenhuma do mundo.
Trata-se de organizar as memórias daquele que é um dos filhos do Portugal colonial - o pai veio de Angola depois de 74 – e alia as memórias que lhe foram transmitidas pelos filmes de Super 8 ou pelas longas histórias à mesa, pelo amigo Quinito que passa a vida a falar no dia em que foi enviado para a Guiné para lutar uma guerra que ficava demasiado longe do Alentejo, para falar da crise, do Porto que lhe vem do lado da mãe, do amor, de carros a acelerar pela marginal de uma qualquer cidade e para pôr pessoas a dançar numa quase esquecida vila alentejana e mostrá-lo ao mundo.
"Auto-Rádio" é um disco que vai buscar tanta inspiração ao Duo Ouro Negro, à Lena d'Água, ao Chico, ao Zeca como ao Dylan que lhe encheu a juventude de sonhos de uma terra distante, aos Beatles, aos Beach Boys e a todas as coisas que o fazem mexer. Benjamim é um pós-modernista e a sua identidade está espalhada por todo o lado. Este é um disco para viajar de carro, em casa ou em qualquer lado que qualquer pessoa deseje.
Ainda antes do lançamento de Auto Rádio a 18 de Setembro, Benjamim percorreu o país de norte a sul para apresentar as novas músicas numa digressão de 33 datas seguidas ao volante da sua Volkswagen. Do seu currículo, destacam-se já os concertos no Festival Bons Sons (Cem Soldos), Noites na Nora (Serpa), Festival Para Gente Sentada (Braga), Nós em D’Bandada (Porto) e Vodafone Mexefest (Lisboa).

“Auto-Rádio” foi considerado melhor álbum do ano em vários meios de comunicação social.
“Os Teus Passos” 

Benjamim lança “Auto-Rádio” em documentário
Realização: Gonçalo Pôla
“Fazer este disco foi a coisa mais difícil que eu já fiz na vida”
(Benjamim)

Verão de 2015. Quatro amigos partem na mais longa digressão de datas consecutivas de que há memória na história da música portuguesa. 5670 kms a bordo de uma carrinha Volkswagen Golf de 1996. Benjamim viajou do coreto de Alvito até à Gafanha da Nazaré, com etapa especial no Festival Bons Sons, na aldeia de Cem Soldos. A acompanhá-lo na estrada, António Vasconcelos Dias, músico da banda, Manuel San Payo, técnico de som e Gonçalo Pôla, realizador-documentarista. Gonçalo, o homem da câmara, captou a estrada nacional, a auto-estrada, os concertos, os ensaios de som, os quartos de hotel, as pensões, as discussões, a condução segura, os mergulhos na piscina e a chuva que se abateu sobre o palco. Isto para além das muitas entrevistas, das horas de sessões de gravação do disco – desde a sua concepção e o desespero da busca pela escrita em português, território novo para o escritor de canções que até aí só assinava em inglês.

Tal como o disco, o filme “Auto-Rádio” é uma viagem pelo país, pelas canções e pela música. Fala sobre Afife, sobre a Guiné, sobre concertos esquecidos no terreiro da Aldeia da Pedralva ou sobre fazer música em Portugal; é uma ode à dureza da estrada, aos concertos falhados, aos bem sucedidos, aos discos, à rádio, ao Verão e ao país, enquanto conta a aventura insólita de uma longa jornada por Portugal quase inteiro numa carrinha carregada de equipamento até ao tejadilho. Além disso, como documentário que é, mostra-nos inúmeros detalhes sobre as canções; descodifica-as e contextualiza-as. A estrutura narrativa parte dos 12 temas do álbum, das múltiplas entrevistas dadas em estações de rádio um pouco por todo o lado, e do discurso directo de pessoas importantes para o disco: AP Braga, João Paulo Feliciano, Henrique Amaro e Luís Oliveira da Antena 3 ou Pedro Ramos da Radar FM.

Bilhetes à venda: no local e Postos de Turismo de Torres Vedras e Santa Cruz
Organização: Transforma AC
Apoio: Câmara Municipal de Torres Vedras

 


Lotação: 200
acesso a público com mobilidade condicionada
Preço: 5 (a partir dos 10 anos)

Transforma.NAVE-

Miradouro junto à escadaria Júlio Vieira, Santa Cruz

Localização Google Maps


Última atualização: 30.05.2016 - 16:39 horas
voltar ao topo ↑