Torres Vedras

Agenda

Contos, Cantos e outros Tantos

Encontro de Contadores de Histórias 2016

Até 25 de abril 2016 | 21h30

Leitura

Evento já ocorrido

Local: Biblioteca Municipal de Torres Vedras

CONTOS, CANTOS E OUTROS TANTOS
Sessões de narração de contos tradicionais portugueses, com Ana Sofia Paiva

"Conto narrativas de tradição oral portuguesa, com breves incursões por outras partes do mundo, versões de contos, lendas, romances e cantigas que fui escutando a muitas vozes. Conto porque escutei e conto porque há quem escute. Cada versão de um conto de tradição oral é fruto do corpo, do tempo e do espaço de quem ouviu e contou.
Maria Teresa Meireles escreve que “sem o ouvinte, o conto não faria sentido”.
Por privilegiar essa relação, não sei a priori o que vou contar. Preparo-me, sim, para estar à altura desse momento único em que estamos frente a frente, construindo uma ponte de sentidos para atravessarmos juntos."

Ana Sofia Paiva
Formada pela Escola Superior de Teatro e Cinema, graduou-se em Teatro e mais tarde especializou-se em Promoção e Mediação da Leitura na Universidade do Algarve. Dedica-se desde então à narração oral, dentro e fora de Portugal, cantando e contando. É membro do Instituto de Estudos de Literatura Tradicional da Universidade Nova de Lisboa, do Centro de Estudos Ataíde Oliveira (que alberga o Arquivo do Conto Tradicional Português) e da cooperativa Memória Imaterial Crl., onde trabalha como investigadora, transcritora e recolectora de folclore poético e narrativo.


Atividade Gratuita


Última atualização: 12.04.2016 - 11:40 horas
voltar ao topo ↑