Torres Vedras

Agenda

Figuras, Figurinhas e Figurões

Exposição - 40 Anos de Caricatura de António

Até 20 de fevereiro 2016

Exposição

Evento já ocorrido

Local: Paços - Galeria Municipal de Torres Vedras

Desta mostra fazem parte 62 cartoons de António, escolhidos entre os mais de 20 mil publicados nos últimos 40 anos, no jornal Expresso. Poderão ser vistos alguns dos trabalhos mais polémicos de António, bem como o cartoon com que iniciou a sua carreira, e que foi publicado no jornal A República a 16 de Março de 1974, o dia do Golpe das Caldas da Rainha.


Esta mostra integra a coleção dos “Figurões”, formada por Eusébio, Mário Soares, Barack Obama, Papa Francisco e Ângela Merkel, e que foi criada pelo cartoonista e produzida na Fábrica Bordallo Pinheiro, nas Caldas da Rainha.
Pode ainda ser apreciada a coleção de chávenas “Viagem”, produzidas pela Fábrica de Porcelanas da Vista Alegre, que são decoradas com as caricaturas de figuras portuguesas da música, pintura, literatura e cinema. Estas foram criadas por António e dão vida à estação do Metro do Aeroporto de Lisboa.

 “Figuras, Figurinhas e Figurões” faz parte do programa de comemoração dos 90 anos da Gazeta das Caldas e é gentilmente emprestada por esta instituição e pelo autor à Paços- Galeria Municipal de Torres Vedras, onde pode ser visitada na SALA 2, de 23 de janeiro a 20 de fevereiro de 2016.

Inauguração: 16h30 com a presença do artista; apresentação e venda de catálogo.


Atividade Gratuita


Última atualização: 19.01.2016 - 09:04 horas
voltar ao topo ↑