Agenda
Sinais de Alerta e Estratégias de Intervenção - III Encontro para o Desenvolvimento Infantil e Juvenil
Até 20 de fevereiro 2016
|
09h30 às 13h00
Evento já ocorrido
Local: Auditório do Edifício Paços do Concelho
Destinatários: Professores 1.º e 2.º Ciclo, Educadores de Infância e Técnicos das equipas de Educação Especial
"Sinais de Alerta e Estratégias de Intervenção" é o tema do III Encontro para o Desenvolvimento Infantil e Juvenil, que decorrerá nos dias 19 e 20 de fevereiro, 12 de março e 9 de abril, numa organização da Unidade para o Desenvolvimento Infantil e Juvenil (UDIJ) e Câmara Municipal de Torres Vedras que conta com a parceria do Centro de Formação das Escolas de Torres Vedras e Lourinhã. Este Encontro terá uma duração total de 15 horas e as formadoras são Ana Franco e Sandra Santos.
São objetivos desta ação: promover o conhecimento na área do desenvolvimento biopsicossocial e emocional das crianças; enumerar sinais de alerta nas principais perturbações emocionais, comportamentais e cognitivas em crianças; exemplificar, através de casos práticos, sinais de alerta/estratégias de intervenção nas diferentes perturbações; desenvolver estratégias de intervenção, adequadas às diferentes situações, em contexto de sala e individual; facilitar o conhecimento e intervenção da perturbação de ansiedade nas crianças; adequar a perturbação de comportamentos e oposição em contexto de sala e escolar; promover o conhecimento da Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção em crianças e de estratégias de intervenção adequadas à mesma; desenvolver o conhecimento acerca de diferentes perturbações de aprendizagem, nomeadamente, perturbações de leitura e escrita, perturbações do espectro do autismo; e alertar para a importância da deteção e intervenção precoce e articulada na área da infância e juventude.
Programa
20 de fevereiro | sábado
09h30 | Perturbações da Leitura e Escrita.
Convidada: Joana Rombert (Terapeuta da Fala)
- Sinais de Alerta
- Dislexia, Disortografia, Disgrafia – diagnóstico diferencial
- Comorbidades
- Intervenção
- Casos Práticos
- Estratégias em sala de aula
10h45 | Intervalo
11h00 às 12h30 | As Perturbações do Espectro do Autismo e o Sucesso Académico
Convidado: Tiago Proença Santos (Pediatra do Neurodesenvolvimento)
- Diagnóstico
- Comorbidades
- Necessidades de aprendizagem específica
- Prevenir o Insucesso e Potenciar a Aprendizagem
- Casos Práticos
- Estratégias em sala de aula/escola
12h30 | Sessão aberta a discussão e questões
12 de março | sábado
09h30 | Perturbação de comportamento/oposição.
Convidado: Manuel Salavessa (Pedopsiquiatra)
- Definição - MS
- Casos Práticos - MS
- Intervenção Clínica – MS
- Estratégias MS/CN
10h45 | Intervalo
11h00 | Perturbação de comportamento/oposição.
Convidado: Carlos Neto (Professor Faculdade de Motricidade Humana - FMH)
Relação Professor/aluno/família CN
- Gestão do comportamento em contexto individual/sala/escola CN
- Implicações em contexto de sala/relações com os pares CN
12h15 | Sessão aberta a discussão e questões
9 de abril | sábado
09h30 | As Perturbações de Ansiedade.
Convidado: Catarina Cordovil (Pedopsiquiatra)
- Descrição Clínica do conceito
- Diagnóstico (Perturbações de ansiedade – características nucleares das perturbações de ansiedade)
- Epidemiologia
- Etiologia (Fatores genéticos, temperamentais e ambientais) e sinais de alerta
Subtema: Ansiedade de desempenho
- Caracterização, incidência e sinais de alerta
- Casos Práticos
- Tratamento e/ou intervenção
- Estratégias em sala
Subtema: Recusa escolar
- Caracterização, incidência, sinais de alerta
- Avaliação (preocupações comuns das crianças)
- Casos Práticos
- Tratamento e/ou intervenção
- Estratégias em sala/Escola
10h30 | Sessão aberta a discussão e questões
11h15 | Intervalo
11h30 | Casos Práticos exemplificativos dos temas abordados Sandra Santos (Psicóloga)
13h00 | Almoço
14h30 | Uma Profissão de Alto Risco: Resiliência e o Burnout em contexto Educativo.
Convidados: Helena Marujo e Wolfgang Lind
- Descrição Clínica do conceito
- Diagnóstico
- Epidemiologia
- Etiologia (Fatores genéticos, temperamentais e ambientais) e sinais de alerta
- Estratégias de prevenção
- Intervenção Clínica
16h30 | Encerramento
Inscrição: obrigatória (mais informação brevemente disponível)
Preço: 35 (com acreditação)/ 30 (sem acreditação)
Praça do Município
2560 Torres Vedras
A UDIJ – Unidade para o Desenvolvimento Infantil e Juvenil, em parceria com a Câmara Municipal de Torres Vedras e o Centro de Formação das Escolas de Torres Vedras e Lourinhã, promove o III Encontro para o Desenvolvimento Infantil e Juvenil – Sinais de Alerta e Estratégias de Intervenção com o objetivo de capacitar os profissionais de educação para o reconhecimento e intervenção nas principais perturbações cognitivas, emocionais e comportamentais de crianças e jovens.
Esta formação tem a duração de 15 horas (0.6 UC), distribuídas por quatro conferências, a realizar entre fevereiro e abril de 2016. [Registo de acreditação - CCPFC/ACC-85156/15].
O III Encontro para o Desenvolvimento Infantil e Juvenil pretende responder às necessidades dos profissionais, relativamente à adequação do processo de ensino-aprendizagem, à promoção e integração de crianças e jovens com perturbações, na escola e na comunidade.