Torres Vedras

Agenda

Sinais de Alerta e Estratégias de Intervenção - III Encontro para o Desenvolvimento Infantil e Juvenil

Até 20 de fevereiro 2016 | 09h30 às 13h00

Debate/Seminário III Encontro para o Desenvolvimento  Infantil e Juvenil

Evento já ocorrido

Local: Auditório do Edifício Paços do Concelho
Destinatários: Professores 1.º e 2.º Ciclo, Educadores de Infância e Técnicos das equipas de Educação Especial

"Sinais de Alerta e Estratégias de Intervenção"  é o tema do III Encontro para o Desenvolvimento Infantil e Juvenil, que decorrerá nos dias 19  e 20 de fevereiro, 12 de março e 9 de abril, numa organização da Unidade para o Desenvolvimento Infantil e Juvenil (UDIJ) e Câmara Municipal de Torres Vedras  que conta com a parceria do Centro de Formação das Escolas de Torres Vedras e Lourinhã. Este Encontro terá uma duração total de 15 horas e as formadoras são Ana Franco e Sandra Santos.

São objetivos desta ação: promover o conhecimento na área do desenvolvimento biopsicossocial e emocional das crianças; enumerar sinais de alerta nas principais perturbações emocionais, comportamentais e cognitivas em crianças; exemplificar, através de casos práticos, sinais de alerta/estratégias de intervenção nas diferentes perturbações; desenvolver estratégias de intervenção, adequadas às diferentes situações, em contexto de sala e individual; facilitar o conhecimento e intervenção da perturbação de ansiedade nas crianças; adequar a perturbação de comportamentos e oposição em contexto de sala e escolar; promover o conhecimento da Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção em crianças e de estratégias de intervenção adequadas à mesma; desenvolver o conhecimento acerca de diferentes perturbações de aprendizagem, nomeadamente, perturbações de leitura e escrita, perturbações do espectro do autismo; e alertar para a importância da deteção e intervenção precoce e articulada na área da infância e juventude.

Programa

20 de fevereiro | sábado

09h30 | Perturbações da Leitura e Escrita.
Convidada: Joana Rombert (Terapeuta da Fala)

  • Sinais de Alerta
  • Dislexia, Disortografia, Disgrafia – diagnóstico diferencial
  • Comorbidades
  • Intervenção
  • Casos Práticos
  • Estratégias em sala de aula

10h45 |  Intervalo

11h00 às 12h30 | As Perturbações do Espectro do Autismo e o Sucesso Académico
Convidado: Tiago Proença Santos  (Pediatra do Neurodesenvolvimento)

  • Diagnóstico
  • Comorbidades
  • Necessidades de aprendizagem específica
  • Prevenir o Insucesso e Potenciar a Aprendizagem
  • Casos Práticos
  • Estratégias em sala de aula/escola

12h30 | Sessão aberta a discussão e questões

12 de março | sábado

09h30 | Perturbação de comportamento/oposição.
Convidado: Manuel Salavessa (Pedopsiquiatra)

  • Definição - MS
    • Casos Práticos - MS
    • Intervenção Clínica – MS
    • Estratégias MS/CN

10h45 | Intervalo

11h00 |  Perturbação de comportamento/oposição.
Convidado: Carlos Neto (Professor Faculdade de Motricidade Humana - FMH)
Relação Professor/aluno/família CN

  • Gestão do comportamento em contexto individual/sala/escola CN
  • Implicações em contexto de sala/relações com os pares CN

12h15 | Sessão aberta a discussão e questões

9 de abril | sábado

09h30 | As Perturbações de Ansiedade.
Convidado: Catarina Cordovil (Pedopsiquiatra)

  • Descrição Clínica do conceito
  • Diagnóstico (Perturbações de ansiedade – características nucleares das perturbações de ansiedade)
  • Epidemiologia
  • Etiologia (Fatores genéticos, temperamentais e ambientais) e sinais de alerta

Subtema: Ansiedade de desempenho

  • Caracterização, incidência e sinais de alerta
  • Casos Práticos
  • Tratamento e/ou intervenção 
  • Estratégias em sala

Subtema: Recusa escolar

  • Caracterização, incidência, sinais de alerta
  • Avaliação (preocupações comuns das crianças)
  • Casos Práticos
  • Tratamento e/ou intervenção 
  • Estratégias em sala/Escola

10h30 | Sessão aberta a discussão e questões
11h15 |  Intervalo
11h30 | Casos Práticos exemplificativos dos temas abordados Sandra Santos (Psicóloga)

13h00 |  Almoço
14h30 |  Uma Profissão de Alto Risco: Resiliência e o Burnout em contexto Educativo.
Convidados: Helena Marujo e Wolfgang Lind

  • Descrição Clínica do conceito
  • Diagnóstico
  • Epidemiologia
  • Etiologia (Fatores genéticos, temperamentais e ambientais) e sinais de alerta
  • Estratégias de prevenção
  • Intervenção Clínica

16h30 | Encerramento

Inscrição: obrigatória (mais informação brevemente disponível)


Preço: 35 (com acreditação)/ 30 (sem acreditação)

Auditório do Edifício Paços do Concelho-

Praça do Município
2560 Torres Vedras

Localização Google Maps


A UDIJ – Unidade para o Desenvolvimento Infantil e Juvenil, em parceria com a Câmara Municipal de Torres Vedras e o Centro de Formação das Escolas de Torres Vedras e Lourinhã, promove o III Encontro para o Desenvolvimento Infantil e Juvenil – Sinais de Alerta e Estratégias de Intervenção com o objetivo de capacitar os profissionais de educação para o reconhecimento e intervenção nas principais perturbações cognitivas, emocionais e comportamentais de crianças e jovens.

Esta formação tem a duração de 15 horas (0.6 UC), distribuídas por quatro conferências, a realizar entre fevereiro e abril de 2016. [Registo de acreditação  - CCPFC/ACC-85156/15].

O III Encontro para o Desenvolvimento Infantil e Juvenil pretende responder às necessidades dos profissionais, relativamente à adequação do processo de ensino-aprendizagem, à promoção e integração de crianças e jovens com perturbações, na escola e na comunidade.

Publicado: 29.12.2015 - 15:35 horas
voltar ao topo ↑