Torres Vedras

Agenda

Um mês, um autor ... Leo Lionni

Mostra Documental

Até 29 de fevereiro 2016

Exposição infantojuvenil Leo Lionni em fevereiro na Biblioteca Municipal de Torres Vedras

Evento já ocorrido

Local: Biblioteca Municipal de Torres Vedras

Leo Lionni cresceu num ambiente artístico - a sua mãe tinha sido cantora de ópera e o seu tio Piet um grande aficionado pela pintura - e desde jovem que soube que seria esse o seu destino.
A sua formação não foi artística, uma vez que se doutorou em Economia.
Em 1931 instalou-se em Milão e entrou em contacto com o design gráfico. Quando se mudou para os EUA em 1939, trabalhou numa agência de publicidade em Filadélfia, na Corporação Olivetti e na revista Fortune. Simultaneamente, ia também crescendo a sua reputação como artista e os seus quadros eram expostos nas melhores galerias,dos Estados Unidos ao Japão.
Como ele próprio disse: "De algum modo, em algum lugar, a arte expressa sempre os sentimentos da infância." O seu primeiro livro para crianças veio a lume apenas em 1959, e surgiu quase por casualidade: durante uma viagem de comboio ocorreu-lhe entreter os seus netos com um conto feito à basede pequenos pedaços de papel de seda. Nasceu assim o "Pequeno Azul e Pequeno Amarelo", que foi a primeira de mais de 40 obras, aclamadas em todo o mundo pela crítica especializada. Pelos seus méritos como escultor, designer, pintor e ilustrador, recebeu em 1984 a Medalha de Ouro do Instituto Americano de Artes Gráficas.

 


Atividade Gratuita


Última atualização: 07.12.2015 - 09:54 horas
voltar ao topo ↑