Torres Vedras

Agenda

Bacalhau para Todos

Exposição de Trabalhos

Até 6 de janeiro 2016

Exposição Bacalhau para Todos

Evento já ocorrido

Local: Centro de Educação Ambiental

Não é pescado nas costas portuguesas, mas está praticamente em todas as consoadas. Cozido, "com todos", no forno, com broa, o bacalhau é sinónimo de Natal. Quando é que começou exatamente a tradição em Portugal não se sabe com rigor, mas a relação dos portugueses com o bacalhau seco é fortíssima: Portugal é o maior consumidor de bacalhau do mundo, sendo responsável por 25% do consumo global.

A associação entre a identidade nacional e este peixe espalhou-se pelo mundo fora. Por isso, no dia 24 de dezembro, em vários países, em fusos horários diferentes, portugueses em Portugal e emigrados estarão a comer bacalhau e a associar o ato, mesmo que de forma inconsciente, à tradição. Durante o resto do ano, serão raros os chefs a trabalhar em Portugal que não tenham um prato de bacalhau na sua carta.

Nesta exposição será possível conhecer os trabalhos resultantes do Concurso "Bacalhau para Todos" que consistiu na decoração de uma estrutura em forma de Bacalhau, elemento tradicional na época de natal, através da reutilização de materiais.

Pretende-se, assim, promover as tradições culturais, bem como sensibilizar o público para a importância e vantagens da reutilização de materiais na criação de novos objetos, através de uma atividade lúdica e de expressão artística, numa época de grande consumismo como é a do Natal.


Atividade Gratuita


Última atualização: 28.09.2015 - 11:39 horas
voltar ao topo ↑