Torres Vedras

Agenda

Desenhos da Prisão

Exposição de desenho, de Álvaro Cunhal

Até 11 de maio 2013

Exposição

Evento já ocorrido

Local: Paços - Galeria Municipal de Torres Vedras, Sala 3

Os "Desenhos da Prisão" foram executados de 1951 a 1959, nas cadeias da penitenciária de Lisboa, onde Álvaro Cunhal passou sete anos de rigoroso isolamento, e do Forte de Peniche, de onde se evadiu em 3 de Janeiro de 1960.


Trata-se dum conjunto de desenhos, realizados por um homem a quem foi retirada a liberdade, numa prolongada prisão em condições inenarráveis, que quis encontrar, procurando no mais profundo da sua vontade, a capacidade de, na folha, como uma bandeira branca aberta na cela, implicar o lápis a abrir janelas sobre realidades vividas, inventadas, recriando-as com grande carinho e ternura.
Não têm título porque não têm que ter, transmitem uma mensagem que não precisa de título para ser percebida por quem a recebe.
O povo é a temática de todos eles, o trabalho, a luta, o sofrimento, a miséria, mas também a alegria, a festa, a dança, são os ambientes representados.
Os desenhos de Álvaro Cunhal, executados a grafite ou carvão sobre papel, apresentam um dramático jogo de luz/sombra, através do qual o autor ultrapassa as limitações da representação monocromática.

Paços - Galeria Municipal de Torres Vedras
Praça do Município- Torres Vedras
Telefone: 261 334 042
galeria@cm-tvedras.pt

Inauguração: 6 abril, às 16h00.


Atividade Gratuita


Publicado: 23.04.2013 - 15:46 horas
voltar ao topo ↑