Torres Vedras

Agenda

Apresentação do livro “A Resistência Antifascista no Concelho de Torres Vedras” seguida de debate

15 de junho de 2024 | sábado | 21h00

Leitura /assets/upload/agendagrupos/25-abril-2024-agenda-2/25-abril-2024-agenda-2.jpg

Local: Auditório do Edifício Paços do Concelho
Classificação etária: M/12 anos

Esta atividade integra o(s) programa Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril

Este livro não é uma ficção romanesca. Não é uma poética do desespero e da submissão involuntária. Não é, sequer, uma biografia, ou biografias de indivíduos excecionais que construíram cidades e impérios. Compendia vidas sim, mas de indivíduos comuns. É uma espécie de romance sim, mas com personagens que existiram realmente e que fizeram das suas vidas peças de uma epopeia coletiva. Homens e mulheres comuns, sim, que se elevaram para o alto de valores universais. Não se submeteram: resistiram! Não se acantonaram no conforto da indiferença ou da cobardia: lutaram!

Comuns, sim, porque foram operários, camponeses, funcionários, pequenos comerciantes, estudantes e professores, porque foram povo.

Nados e criados todos, ou quase todos, nestas terras, viveram sob uma ditadura terrorista e, mesmo assim, foram homens e mulheres livres. Se não amassem a liberdade, não lutariam sacrificadamente por ela. Só se luta por uma coisa, quando se ama essa coisa.

Contra a ditadura de Salazar e de Caetano, contra a ditadura dos monopólios e dos latifundiários, contra a ditadura que impôs uma guerra mortífera e injusta, no Concelho de Torres Vedras também se lutou. Esses e essas resistentes merecem ser lembrados. Sem a resistência antifascista não se revoltariam militares ao lado do povo. Nem o povo trabalhador se colocaria do lados dos capitães. Não naquelas circunstâncias e naquela data. A pátria está em dívida com eles. No sentido literal, pois nunca (ou pouco) foram homenageados, simplesmente conhecidos os seus nomes, reconhecidos os seus feitos.

A União de Resistentes Antifascistas Portugueses (URAP), núcleo de Torres Vedras, decidiu reunir documentação e testemunhos dos vivos para colmatar em parte essa falha, neste ano em que se comemora o Dia 25 de Abril de 1974. Assim como os resistentes contra o fascismo se distinguiam pela liberdade pessoal de opiniões diferenciadas para aquele presente e para o futuro, assim também é ainda hoje a URAP: associação de portugueses antifascistas de diferentes quadrantes políticos.

Organização: União de Resistentes Antifascistas Portugueses – Núcleo de Torres Vedras

Apoio: Câmara Municipal de Torres Vedras

Informações: 261 320 749 | cultura@cm-tvedras.pt


Atividade Gratuita


Última atualização: 10.04.2024 - 15:53 horas
voltar ao topo ↑