Agenda
Rancho Folclórico e Etnográfico Flores do Oeste
Até 2 de julho 2023
|
21h30
Evento já ocorrido
Local: Parque Municipal de Santa Cruz
O Rancho Folclórico Etnográfico “Flores do Oeste” de A-dos-Cunhados foi fundado a 2 de fevereiro de 1978.
Iniciou a sua atividade como grupo cénico, pela altura do Carnaval, só mais tarde por vontade do povo se promoveu à organização do Rancho Folclórico, fazendo a sua primeira atuação em público a 10 de setembro de 1978. Em 1983 foi elaborada a escritura e os estatutos para a formação da associação à qual se deu o nome R.O.T.A – Rancho do Oeste e Teatro Amador.
O grupo foi criado com o objetivo principal de ocupar os tempos livres da comunidade local e preservar os usos e costumes dos seus antepassados. Identifica-se com a época do final do século XIX e princípios do século XX. Os seus trajes são na maioria de trabalho, tendo também trajes domingueiros. Exemplos desta variedade são o casal de moleiros, o casal de camponeses, o feitor e esposa, o cocheiro e esposa, o casal de regatões, o pescador e peixeira, o pastor e a leiteira, o carpinteiro, a engomadeira, a lavadeira, o empador e esposa, o casal de noivos e o traje de ir à missa.
O grupo é composto por cerca de 60 elementos, crianças e adultos.
A tocata é composta por cerca de 15 elementos, com instrumentos tradicionais como: pandeireta, reco-reco, bilha, gaitinha de beiços, ferrinhos e acordeão, que apesar de não ser um instrumento característico do folclore, foi adotado pelos grupos.
Todos os trajes, danças e cantares são recolhidos junto das pessoas mais idosas e conhecedoras da cultura popular desta região.
O Rancho Folclórico Etnográfico “Flores do Oeste” tem atuado nos mais diversos pontos do País e além-fronteiras. Tendo sido condecorado pela Câmara Municipal de Torres Vedras com a medalha de grau cobre. Organiza o seu festival de folclore no início do mês de fevereiro e têm como participação importante no “Cortejo Etnográfico”, popularmente conhecido como “Cortejo do Saloio” realizado em Santa Cruz, a 15 de agosto.
Info: cultura@cm-tvedras.pt | 261 320 749
Atividade Gratuita
acesso a público com mobilidade condicionada
UM MAR DE SONS é um ciclo de atuações de ranchos folclóricos do concelho de Torres Vedras, organizado pela Câmara Municipal de Torres Vedras desde 2009, que tem como objetivos principais valorizar e divulgar as tradições culturais do território, no âmbito do folclore e da etnografia.
Cada grupo realiza um desfile pelas ruas de Santa Cruz, iniciando no Largo Jaime Batista da Costa e oferecendo uma apresentação do seu reportório, no Parque Municipal de Jogos de Santa Cruz. Um conjunto de atuações de música e dança tradicionais que continua a atrair quem já conhece este legado e que cativa quem os vê pela primeira vez.
UM MAR DE SONS 2023 conta com a participação:
Rancho Folclórico da Colaria
Rancho Folclórico e Etnográfico Danças e Cantares da Mugideira
Rancho Folclórico e Etnográfico Danças e Cantares de Campelos
Rancho Folclórico e Etnográfico Danças e Cantares Furadouro
Rancho Folclórico e Etnográfico Flores do Oeste (A dos Cunhados)
Rancho Folclórico e Etnográfico Os Camponeses do Varatojo