Torres Vedras

Agenda

"Desenhar do Escuro", António Jorge Gonçalves

Oficina de desenho - Masterclass I

Até 25 de março 2023 | 10h15 às 12h30

Formação

Evento já ocorrido

Local: Fábrica das Histórias - Casa Jaime Umbelino
Destinatários: Educadores, professores, técnicos de serviço educativo e outros interessados

Palestra com imagens desafiando perspectivas sobre o papel da luz na história das artes visuais desenho, pintura, fotografia, cinema, desde o paleolítico até à actualidade. A luz enquanto realidade física, plástica, espiritual, psicológica.

Partindo do livro DESENHAR DO ESCURO o artista António Jorge Gonçalves  dá a ver as motivações e técnicas particulares utilizadas: paisagens urbanas, clausuras domésticas, deambulações pela natureza, há de tudo um pouco nos registos que foi anotando ao longo de um ano. 

Incluirá um momento oficinal para a feitura de desenhos a branco sobre suporte preto.

António Jorge Gonçalves estudou Design de Comunicação e Cenografia para Teatro. Autor de novelas gráficas, tem colaborado com diversos escritores na criação de livros onde texto e imagem se relacionam de forma intíma. Fez cenografia para teatro trabalhando com vários encenadores. Utilizando o Desenho Digital em Tempo Real e a manipulação de objectos em Retroprojector de Transparências, tem protagonizado diversas acções performativas com músicos, actores e bailarinos. Criou o projecto Subway Life, desenhando pessoas sentadas no Metro. Cartoonista político no Inimigo Público entre 2003-2018. Recebeu o Prémio Nacional de Ilustração em 2014. Leccionou Espaços Performativos na FSCH, Lisboa.

 

Info: 261 320 738 | 261 315 428 | 917 825 702 | fabricadashistorias@cm-tvedras.pt


Atividade Gratuita


Lotação: 15

Publicado: 07.03.2023 - 18:56 horas
voltar ao topo ↑