Torres Vedras

Agenda

Era uma pessoa simples

Exposição de ilustração de Pedro Ferreira

Até 21 de janeiro 2023

Exposição

Evento já ocorrido

Local: Fábrica das Histórias - Casa Jaime Umbelino

Esta atividade integra o(s) programa Festas de Torres Vedras

Entre 5 de novembro e 21 de janeiro estará patente a exposição Era uma pessoa simples na Fabrica das Histórias - Casa Jaime Umbelino.

Esta exposição fala sobretudo nas memórias individuais e coletivas. Individuais no sentido de como cada um de nós percecionamos os momentos, como reagimos a esta e ou aquela situação, ou como nos recordamos daquela pessoa. Tudo isso numa visão pessoal. Por outro lado, as memórias coletivas são uma mesma coisa que é recordada por um conjunto de pessoas, no plural.

Ao pensar no ciclismo, e mais especificamente em Torres Vedras, é incontornável não referir o o nome de Joaquim Agostinho. Pessoa amada pelos seus conterrâneos, como por pessoas além-fronteiras. Tragicamente morre minutos depois de uma queda numa prova de ciclismo, provocada por um cão. Pouca sorte ou destino?

O melhor ciclista português de todos os tempos, excecional, fora do vulgar, grandioso. Assim é recordado. Quem o conhecia dizia "Era uma pessoa simples". Assim é recordado. Enquanto pessoa e artista, esta exposição não pode deixar de ter alguma reflexão sobre o que podemos ser: entre podermos ser tudo ou nada.

Pedro Ferreira

De onde venho? Venho de França, nasci no Hospital de Champigny sur Marne, num ano de extremo calor, assim descreve a minha mãe, em 1976 no dia do solstício do verão, no dia internacional da música, ou seja, no 21 de junho. Apareço das situações/aprendizagens que fui/tive e vou vivendo/tendo. Guardo para mim: o respeito pelo outro. Isso faz de mim quem sou hoje.

Quem sou eu? Já em pequeno adorava desenhar nas paredes de casa e pintar livros de colorir. Mais tarde, surgiu o meu primeiro desafio, auto propus-me a copiar todos os desenhos das páginas amarelas e foi deste modo que vi algo que estava a acontecer. O gosto pelo desenho nascera dessa forma. Muitos outros desafios vieram a seguir. A minha mesada era gasta a comprar livros sobre artistas para poder copiá-los e ler sobre as suas vidas. Foi deste modo que me iniciei no mundo das Artes e na sua História. Decidi seguir o curso de Artes, passei por uma Licenciatura em Artes Plásticas na Escola Superior Arte e Design das Caldas da Rainha (ESAD) de 1997 até 2002. Hoje tenho um mestrado em Ensino das Artes Visuais na Lusófona. De coração e de cabeça nunca deixei de trabalhar para as artes e tenho feito algumas exposições desde 1996.  O meu trabalho incide sobre questões ligadas ao ser humano. Muitos dos trabalhos falam do “eu” e do “outro” da relação que pode haver entre ambas as partes. 

 Inauguração: 16h00


Atividade Gratuita


Última atualização: 02.11.2022 - 16:15 horas
voltar ao topo ↑