Torres Vedras

Agenda

Curso de introdução à língua internacional Esperanto

Até 21 de maio 2022 | 16h30 às 18h00

Formação Esperanto

Evento já ocorrido

Local: Biblioteca Municipal de Torres Vedras
Destinatários: Jovens a adultos

O Esperanto é uma língua internacional com vários milhões de falantes espalhados pelo mundo. Nasceu da necessidade de haver uma língua neutra, que não representasse a supremacia de um povo sobre o outro nem qualquer imposição, para a comunicação entre as nações.

Lançada ao mundo em 1887 pelo médico polaco L. L. Zamenhof, rapidamente fez adeptos, criando uma comunidade mundial de falantes: os Esperantistas. É uma língua de fácil aprendizagem, com uma gramática simples e regular, concebida para ser utilizada universalmente. Distingue-se também de todas as outras por não ser uma língua nacional – se cada povo cria a sua língua, o Esperanto cria o seu povo!

É uma língua viva, presente nas mais diversas áreas da cultura: literatura, música, cinema, jornais, revistas, rádio, TV, congressos… Uma rápida pesquisa na internet facilmente nos levará a mais de cem milhões de páginas, onde poderemos aprender a língua, saber a sua história, conhecer a sua cultura.

Tem identidade própria - uma bandeira, um hino, uma academia. É uma das línguas de trabalho da Unesco, que recomenda a sua divulgação e ensino.

Venha conhecer o Esperanto!

Datas: 15 janeiro, 5 fevereiro, 12 fevereiro, 12 março, 26 março, 9 abril, 30 abril, 7 maio, 21 maio, 4 junho.

Lurdes Oliveira
Lurdes Oliveira, professora do ensino secundário, a lecionar a disciplina de Inglês desde 1988 até ao presente.

Esperantista desde 2010, ativa colaboradora na divulgação e ensino do Esperanto, com participações na elaboração de cursos online, monitoria de cursos à distância, ensino presencial em Universidades Seniores (durante 5 anos), tradução, entre outras.

Info e inscrições: 261 310 460 | biblioteca@cm-tvedras.pt
Formadora: Lurdes Oliveira


Atividade Gratuita


Lotação: 25

Publicado: 16.12.2021 - 11:33 horas
voltar ao topo ↑