Torres Vedras

Agenda

Lugares mais leves que o Ar

Exposição de pintura e escultura de Martinho Costa e Maya Kempe

Até 8 de janeiro 2022

Exposição Lugares mais leves que o Ar

Evento já ocorrido

Local: Fábrica das Histórias - Casa Jaime Umbelino

Esta exposição, ao reunir trabalhos de uma escultora e de um pintor, procura estabelecer uma relação entre as suas obras reconstituindo, num único território, a especificidade de cada um dos meios em que os dois artistas se movem, não de uma forma recortada e montada como um puzzle, mas numa lógica que encerra as correspondências íntimas e secretas dos seus trabalhos.

A sua grandeza reside em conseguir fazer habitar, num espaço, não um conjunto de “coisas” dispersas mas de emoções que ganham pouco a pouco a dinâmica de um processo interno de comunicação.


Martinho Costa
Vive e trabalha em Lisboa

Licenciado em Artes-Plásticas - Pintura, pela Faculdade de Belas-Artes de Lisboa, em 2002. Em 2003 completa o Mestrado em Teoria y Prática de las Artes Plásticas Contemporâneas na Universidad Complutense de Madrid.

Participa em diversas exposições colectivas desde 2000, de onde se destacam: Variations Portuguaises, Centre Meymac, França em 2018; Project Room na feira de arte Art Santander em 2017; Res Publica, 1910 e 2010 Face a Face, na fundação Calouste Gulbenkian.

Das exposições individuais que realiza desde 2003, destacam-se: em 2016 Folding Screen no Da2, Salamanca; em 2018 Gradient Tool, no Museu Soares dos Reis, Porto; Layer 0 na Galeria 111 em Lisboa; Terra de Sombra Queimada na Galeria Silvestre, Madrid em 2017.

É ainda o autor do projeto Pinturas ao Ar Livre documentado no blog pinturasarlivre.blogspot.pt e da série de livros de artista Livro de Pinturas publicados desde 2014 pela Stolen Books.



Maya Kempe
A ceramista vive e trabalha entre Berlim (onde nasceu em 1975) e o Alentejo, lugares com vidas, ritmos e impactos visuais aparentemente opostos, que a artista une na sua pessoa e obra artística.

Os “beasts of the urban wilderness” - bustos de animais antropomórficos - são criaturas dóceis eferozes que nos convidam com grande elegância a reflectir sobre o Ser Animal do humano (e vice-versa).

Fascinada pela interação entre terra, água, ar e fogo, Maya entrega-se aos processos cerâmicos, brinca com o acaso, segue as sugestões do material e do movimento, criando peças únicas e de grande expressividade e sensibilidade.


Atividade Gratuita


Última atualização: 09.11.2021 - 11:48 horas
voltar ao topo ↑