Torres Vedras

Agenda

Hugo Paquete | SARS-COV-2 | Sound Analogies and Radical Sonification

Arte Sonora

Até 2 de setembro 2021 | 20h00 às 00h00

Música

Evento já ocorrido

Local: Forte de S.Vicente

Esta atividade integra o(s) programa Festival Novas Invasões

Esta instalação sonora parte da descodificação do RNA do SARS-COV-2 que a ciência nos disponibilizou ao longo das mutações até hoje  identificadas. Hugo Paquete, autor deste projeto, traduziu essa informação para MIDI para que com isto criasse composições sonoras. 

Esta obra compreende-se na extensão do real onde se entende que emirjam novas comunidades, discursos e práticas artísticas, distribuições culturais, valores e, por último, uma classe virtual. Uma espécie virtual-real para quem a natureza é cultura, artificial, manipulada e mutante, aberta a novos arranjos de design potencializados pelas tecnologias da engenharia genética e suas novas combinações e ferramentas utilizadas na arte. 

Desta forma, é pretendido que se estabeleça uma exploração na influência destes conceitos na produção artística associada às artes sonoras, a qual pode ser compreendida com base em quatro fatores: a consciencialização da natureza como médium, cultura e design; novas explorações críticas sobre a relação entre biologia e o digital e seus modos de existência; a tecnocultura e imaginário científico e suas implicações nos discursos artísticos; a procura de novas formas de refletir a natureza na arte, centrados no som, neste caso específico, e seus fenómenos de imprevisibilidade associados à criação.

 

 

Autor: Hugo Paquete

Produção: EMERGE AC

 

Parceiro institucional: República Portuguesa – Cultura / DGARTES - Direção-Geral das Artes

 

 


Atividade Gratuita


Última atualização: 01.09.2021 - 21:37 horas
voltar ao topo ↑