Torres Vedras

Agenda

A história que não acabou

Até 30 de outubro

Exposição A história que não acabou

Local: Biblioteca Municipal de Torres Vedras

A história que não acabou, da autoria de Hana Perinova, é uma exposição de encadernação artística a partir de desperdício de mobiliário antigo que estará patente entre 18 de setembro e 30 de outubro, na Biblioteca Municipal de Torres Vedras.



Hana Perinova
Formada em Artes Plásticas na República Checa, chegou a Portugal por acaso, descobrindo que este é o seu destino. Depois de fazer voluntariado em Alcobaça e Belas Artes em Lisboa encontrou na paisagem de Oeste a terra para se enraizar. Foi aí, na oficina de móveis para restauro que reparou nos fragmentos de histórias que queriam ser recontadas. 

Assim nasceu Lacuna. De desperdícios de madeira antiga e outros componentes de móveis velhos, Hana começou a criar cadernos, álbuns, livros de casamento  - alguns feitos de encomenda, alguns com direito a nascer à sua maneira.   

A madeira, livre de verniz, respira novamente preenchida de fragrância de cera de abelha com aguarrás e óleos naturais. As cores renascem, os veios pronunciam-se com outra força. As capas são completadas com o papel que também não é recém-nascido, feito de papel ou algodão reciclado. Papel cortado e dobrado folha a folha, completado em blocos e lentamente cozido numa encadernação forte e resistente.  Há cadernos com pormenores recuperados de livros antigos, com ferragens recuperados ou fechos de sementes.

Depois de 15 anos de criação existem centenas dos livros únicos espalhados pelo mundo. O que é encontrado, nunca é completamente igual. E assim o prazer de acabar as histórias que querem ser contadas ainda não chegou ao fim. É só ouvir com atenção e curiosidade.  

Abertura: 15h00


Atividade Gratuita


Biblioteca Municipal de Torres Vedras

Segunda-feira: 14h00 às 18h30
Terça a sexta-feira: 10h00 às 18h30
Sábado: 14h00 às 18h00

Largo Justino Freire Nº 9
2560-636 Torres Vedras

261310460
biblioteca@cm-tvedras.pt
Localização Google Maps


Última atualização: 15.09.2021 - 12:08 horas
voltar ao topo ↑