Torres Vedras

Agenda

In Situ

Associação Ilú Dança Teatro

Até 5 de setembro 2021 | 19h30 às 20h00

Dança

Evento já ocorrido

Local: Praça Dr. Alberto Manuel Avelino
Destinatários: M/3

Esta atividade integra o(s) programa Festival Novas Invasões

“In Situ” é uma pesquisa sobre memória e suas variantes, é um reflexo dos nossos tempos, onde a velocidade da informação acelera constantemente tornando a verdade maleável e vulnerável às influencias situacionais e a tendenciosa manipulação dos factos e pontos de vista dos meios de comunicação.

Uma exploração de memórias e de sua confiabilidade, e como às vezes se cristalizam em formas que não correspondem à realidade, se focam em detalhes completamente secundários, bloqueadas ou apagadas para própria proteção do indivíduo. Neste trabalho, diferentes personagens encontram-se num lugar abstrato: a memória, em busca de uma verdade perdem-se e acham-se entre palácios de memória e bosques amnésicos. O que resta no final se não memórias? Quando é o fim? Numa época em que as conclusões são baseadas em suposições, e memórias incertas, quanto disto é real?

Coreografia: Ricardo Ambrózio

Produção: Ilú

Ricardo Ambrózio

Nascido no sul do Brasil, Ricardo Ambrózio viveu no Rio de Janeiro, onde teve a oportunidade de experimentar o melhor e o pior da cultura brasileira e da vida do dia-a-dia. O primeiro contato com o ritmo e o movimento foi aos seis anos.

Quando Ricardo mergulhou mais intensamente na dança, frequentou a 'Faculdade Angel Vianna' durante dois anos. Com a idade de vinte anos, deixou o Brasil para ir para Lisboa (Portugal) para frequentar a "Escola Superior de Dança" e trabalhar com algumas companhias (Companhia de Dança de Almada, Companhia Instável). Nesta época, também começou a desenvolver o seu próprio trabalho como coreógrafo e professor através da mistura de todas as influências que tinha experimentado na dança, com a energia e força que o caracteriza. Depois de trabalhar com Helder Seabra na Companhia Instável (Porto, Portugal), mudou-se primeiro para Amsterdão e depois para Bruxelas para trabalhar com Bruno Caverna, Gerard Mosterd, Dogwolf (Chris de Feyter), Willy Dorner e Ultima Vez (Wim Vandekeybus). 

Ao trabalhar com a companhia belga Ultima Vez, Ricardo Ambrózio começou a reunir os seus próprios projetos culturais (coreografia, vídeo, texto e foto) sob o mesmo nome, um telhado, uma marca: Untamed. Em agosto 2014, deixa a Ultima Vez, a fim de investir todo o seu tempo e energia em suas próprias criações e colaborações. 

Ao nivel international dançou em duas peças da companhia de Helder Seabra “When the birds fly low, the wind will blow” e “In Absentia”. Fez parte da criação de Samuel Lefeuvre e Flor Demestri “Le Terrier”. A ultima criação do Untamed 2017 «Raízes» já esteve em turnê pelo México, Holanda, Portugal e Bélgica, enquanto Ricardo continua as suas responsabilidades como diretor no novo curso de interpretes de dança “Performact” que ele co-fundou em Portugal em 2016.

Atualmente está dedicando cinco anos ao seu projeto de longo prazo "Portraits", que consiste em 40 Retratos durante esse mesmo período.

Está convidado a ensinar seu método Untamed e o baile Forró ao nível international ( universidade de dança Antuérpia, Amsterdão, Holanda, Lisboa, Salzburgo, Tilburgo, Vilnius, entre outros).

Desde 2014 assumiu ao lado de Gonçalo Lobato e Martina Ambrózio a direção da Performact (projeto entre as associações Ilú Dança Teatro (PT) e Untamed Productions (BE), e vêem construindo as condições para estabelecer a companhia também em Portugal.

 

Info e reserva de bilhetes: https://novasinvasoes.pt/pages/bilhetes.html 


Atividade Gratuita


Lotação: limitada

Última atualização: 30.08.2021 - 14:43 horas
voltar ao topo ↑