Agenda
Hospital de Campanha
Até 3 de setembro 2021
|
18h00 às 21h00
Evento já ocorrido
Esta atividade integra o(s) programa Festival Novas Invasões
Faz já quase 3 anos que sofremos com as constantes investidas do exército francês, a resistência aumenta mas com isso aumentam também as baixas de guerra, os recursos escasseiam e os hospitais de Abrantes e Lisboa para além de longe encontram-se sobrelotados. É urgente a prestação de auxílio e cuidados médicos aos homens que caem feridos na frente de batalha. Para isso, ergue-se em Torres Vedras, junto à igreja de S. Pedro, um hospital improvisado onde médicos e seus aprendizes cuidam dos corajosos homens que nos defendem. Chegam soldados feridos e ensanguentados transportados por carroças e macas, trazem com eles um reflexo da dureza desta guerra.
Admissão
Zona de entrada no hospital onde o padre mantém o registo de nomes dos feridos admitidos das transferências e de doentes, assim como os que perecem. Aqui faz-se também o trabalho solidário de acolher e providenciar alguns bens a gente perdida com fome e com frio, recebe-se donativos e mantimentos para ajudar neste trabalho.
Intervenção cirúrgica e enfermaria
Local onde o médico e seu aprendiz executam as intervenções cirúrgicas aos feridos que vão chegando ao hospital.
Na enfermaria repousam e recuperam os feridos já intervencionados. Enfermeiras trocam ligaduras, administram medicação e alimentam os doentes.
Cozinha e lavandaria
Espaço de apoio à enfermaria onde se preparam refeições para os soldados em recobro. Lava-se e prepara-se os lençóis, panos e ligaduras para serem utilizados tanto nas intervenções cirúrgicas como na enfermaria. Em paralelo dá apoio ao trabalho social da igreja, alimentando e agasalhando os membros da população que fogem da guerra.
Farmácia
Um farmacêutico com a ajuda das enfermeiras dedica-se à preparação de vários remédios e de grandes doses de analgésicos. Na farmácia o público pode observar e aprender sobre remédios e utensílios da época.
Info: 261 320 749 | cultura@cm-tvedras.pt
Produção: Ofícios com História e Anymamundy
Atividade Gratuita
O Mercado Oitocentista é um evento de expressão da atividade humana do tempo das Invasões Francesas, surpreendentemente rico em vivências e costumes. Porém, a situação atual, não permitirá vivê-lo no seu espírito e simbolismo mais genuínos e habituais em 2021.
Neste sentido, o evento será recriado por companhias e grupos de teatro profissionais, associações e grupos de recriação histórica, figurantes e operadores locais. No todo, e em conjunto, serão apresentados vários quadros cénicos, constituindo um único espetáculo, permitindo ao público emergir na recriação de uma época.
Local
Largo Wellington, Largo São Pedro e rua Almirante Gago Coutinho.
Horário
2 e 3 de setembro | 18h00 às 21h00
4 e 5 de setembro | 15h00 às 21h00