Torres Vedras

Agenda

Palestra e observação astronómica de estrelas - ESGOTADO

Professor Máximo Ferreira

Até 4 de setembro 2021 | 21h00 às 23h30

Debate/Seminário  Palestra e observação astronómica de estrelas

Evento já ocorrido

Local: Centro de Interpretação das Linhas de Torres Vedras | Forte de S. Vicente

Esta atividade integra o(s) programa Festival Novas Invasões

No dia 4 de setembro, às 21h00, decorrerá a "Palestra e observação astronómica de estrelas" no Centro de Interpretação das Linhas de Torres Vedras - Forte S. Vicente.

Cerca de 100 anos depois de Napoleão ter decidido invadir Portugal, Giovani Schiaparelli e Percival Lowel invadiram a privacidade de Marte, observando-o através de telescópios e desenhando os sulcos que lhes pareceram inúmeros "canais" a atravessarem a superfície marciana. Seguiram-se especulações quanto a eventuais habitantes do planeta vermelho e houve quem afirmasse que eram pequeninos, verdes e dotados de antenas.

A partir da década de 1960 muitas foram as naves lançadas da Terra, algumas das quais fizeram "amartar" equipamentos e veículos que se passearam sob o vento suave e frio que varre o solo marciano. Em julho de 2020, foi lançada uma armada de três naves, - pelos Estados Unidos, pela China e pelos Emiratos Árabes Unidos - que, em fevereiro deste ano, concretizaram novas invasões, concretizadas com câmaras de vídeo, radares, rovers e um pequeno helicóptero. 

Muitas descobertas, factos e surpresas, para abordar durante 40 minutos de conversa! 


Atividade Gratuita


Lotação: 20 pessoas

Última atualização: 03.09.2021 - 10:51 horas
voltar ao topo ↑