Torres Vedras

Agenda

Napoleão e a invenção do Turismo - ESGOTADO

Gonçalo Cadilhe

Até 3 de setembro 2021 | 18h00 às 19h30

Debate/Seminário Gonçalo Cadilhe

Evento já ocorrido

Local: Museu Municipal Leonel Trindade

Esta atividade integra o(s) programa Festival Novas Invasões

No dia 3 de setembro, às 18h00, decorrerá a palestra "Napoleão e a invenção do Turismo" no Museu Municipal Leonel Trindade. 

Uma das consequências da era de Napoleão foi o aparecimento do Turismo.

Um dos legados de Napoleão foi a divulgação entre os europeus de um conjunto de valores sociais herdeiros da Revolução Francesa e do Iluminismo que lançam as bases para a viagem de lazer, ou seja, para o turismo. A Europa que surgiu após o Congresso de Viena estava pronta para mais liberdade, mais igualdade e mais individualismo. E mais cultura. Ou seja, estava pronta para viajar. 

Após Napoleão vemos afirmar-se o fenómeno do Grand Tour e das viagens em busca das raízes da civilização ocidental à Itália, Grécia e Egito; as estradas melhoram com a gestão centralizada dos estados-nação; os meios de transporte conhecem a revolução da máquina a vapor; a imprensa permite a publicação maciça dos guias de viagem; Thomas Cook cria a primeira agência de viagens, a burguesia aprende a ir de férias.

Nesta palesta poderá observar fotografias dos lugares mais frequentados pelos viajantes do século XIX (Itália, França, Europa central, etc..), conhecer episódios ilustrativos dos grandes nomes da época nas suas viagens (Goethe, Mozart, Casanova, Mark Twain, etc..) e ainda experiências pessoais vividas por Gonçalo Cadilhe nos mesmos destinos.


Atividade Gratuita


Lotação: 50 pessoas

Última atualização: 02.09.2021 - 10:28 horas
voltar ao topo ↑