Torres Vedras

Agenda

A Noite dos Reis

Café com Filmes

Até 23 de setembro | 21h00 às 22h30

Cinema

Evento já ocorrido

Local: Teatro-Cine de Torres Vedras
Destinatários: M/12

Um jovem é enviado para MACA, uma prisão no meio da floresta da Costa do Marfim governada pelos reclusos. De acordo com a tradição, aquando do nascer de uma lua vermelha, o Chefe designa-o como o novo Roman - Contador de Histórias, encarregando-o de contar uma história aos outros prisioneiros. Percebendo o destino que o espera, o jovem começa a narrar a vida mística do lendário bandido a quem chamam Zama King, não tendo alternativa senão fazer durar a história até ao amanhecer.

"Um filme repleto de mitos e rituais, enfeitiçado por segredos, história e imaginação – com uma visão clara da política da Costa do Marfim." 

Rolling Stone

 

"O inquieto filme de Philippe Lacôte – uma rara estreia da Costa do Marfim nos Estados Unidos – entrelaça as suas lutas pela sobrevivência para sugerir todo um país que luta para emergir." 

New York Times  

 

 "Uma peça cinematográfica épica, segura e enérgica, que celebra como a narrativa, a oração e o folclore nos falam do nosso passado para que possamos mudar o nosso presente." 

RogerEbert.com  

 

 

 

Festival de Veneza - Selecção Oficial

Festival de Toronto - Prémio Amplify Voices

Festival de Sundance - Selecção Oficial

 

 

 

Costa do Marfim / França / Canadá / Senegal, 2020

Realização: Philippe Lacôte

Género: Drama, Fantasia

Duração: 1h33 min

 

Trailer

 

 

 

Coprodução: ATV


Atividade Gratuita


Lotação: 195
acesso a público com mobilidade condicionada
Evento no Facebook

Teatro-Cine de Torres Vedras

Horário de funcionamento
Em dias de espetáculo:
De quinta-feira a sábado: a partir das 17h00
Exceto espetáculos ao domingo à tarde: uma hora antes do espetáculo

Av. Tenente Valadim, n.º 19
2560 Torres Vedras

261338131
teatro.cine@cm-tvedras.pt
Localização Google Maps


Integrado em Café Com Filmes | Cinema. Outras datas:

Numa cidade com alguma tradição no cinema, nomeadamente num passado cineclubista, é objetivo lançar e dinamizar uma série de atividades à volta do mundo do cinema e vídeo, sobretudo através da exibição de filmes que contribuam para a formação de olhares sobre o mundo, a sociedade, a descodificação da linguagem ou a criação de novos públicos.

Para isso tentamos inovar nas formas de apresentação, diversificando os géneros, as origens, mas também sempre que possível, complementando as exibições com informação diversa como trailers, recortes de imprensa, conversas com realizadores e cartazes originais dos filmes.

Depois de dois anos de exibição, com intervenções diversas que antecediam os filmes, o Café com Filmes inaugurou novo modelo de programação em 2012. Os filmes passaram a ser exibidos na sala principal e apenas ocorrerá uma intervenção especial no final de cada temporada, em junho.

No ano seguinte, criou-se o “Lugar ao Clássico” onde, uma vez por trimestre, é exibido um clássico da história do cinema. Passaram-se a convidar regularmente realizadores portugueses, para estar à conversa com o público depois da apresentação dos seus filmes e por fim, iniciou-se o Café com Filmes Escolas, num projeto piloto com a escola Henriques Nogueira, numa abordagem mais artística.

Em 2014 alargou-se o projeto às escolas de 2º e 3º ciclo e secundário do concelho, com uma aproximação mais focada no domínio do social, servindo os filmes (e as fichas pedagógicas que os acompanham) para tratar de diversos assuntos fraturantes da sociedade (parceria com Associação Zero em Comportamento).

No seu 5º aniversário surgem duas novidades: a primeira exibição de um filme musicado ao vivo (Terra dos Carecas) e o lançamento do facebook em nome próprio (ATVCafecomFilmes), permitindo concentrar e até alargar a informação sobre os filmes e promover uma maior interação com os interessados no projeto. Foi também criado o Café com Filmes Famílias, em que as sessões, ao domingo à tarde, eram dedicadas aos mais novos.

Em 2018, surge a rúbrica "E O Cinema Vai Para...", onde uma vez por trimestre, a atividade chega às diversas freguesias do concelho.

Co-produção: ATV

Última atualização: 01.08.2021 - 17:52 horas
voltar ao topo ↑