Torres Vedras

Agenda

Brincar é preciso! – A importância do brincar no desenvolvimento da criança

Conversas com Pais

Até 15 de maio 2015 | 21h30

Debate/Seminário

Evento já ocorrido

Local: Auditório do Edifício Paços do Concelho
Destinatários: Encarregados de Educação, Pais e Comunidade Educativa

É suposto admitir que várias restrições existentes no mundo moderno têm vindo a criar situações de maior risco no desenvolvimento motor e social das crianças. A redução de oportunidades e tempo de jogo na infância e adolescência têm consequências inevitáveis no aumento de sedentarismo e das patologias associadas como o aumento de obesidade, stress e doenças cardiovasculares. Os dados referentes a este fenómeno em crianças não está ainda totalmente bem determinado, devido à existência de múltiplos fatores influentes (biológicos e ambientais), mas supõe-se que esteja a assumir níveis preocupantes nas sociedades economicamente mais desenvolvidas. No entanto, é um facto inquestionável que as oportunidades de jogo e atividade física têm vindo a degradar-se de forma considerável nas últimas décadas, aumentando substancialmente o sedentarismo na infância.

A experiência informal de jogo e aventura na infância tem efeitos comprovados no desenvolvimento do sistema morfológico, orgânico e nervoso. Defendemos que uma criança saudável é aquela que tem os joelhos esfolados (correr, perseguir, saltar, cair, lançar, agarrar, pontapear, lutar (a brincar), trepar, nadar, dançar, equilibrar-se, jogar futebol, etc.). Uma criança ativa e saudável espreita constantemente o lado imprevisto do jogo, colocando uma margem de risco muito acima dos critérios dos adultos.

 

Carlos Neto
É Professor Catedrático na Faculdade de Motricidade Humana (FMH) da Universidade de Lisboa (UL). Presidente da FMH (2010-2014) faz atualmente parte do Departamento de Desporto e Saúde e é Membro efetivo do Conselho de Escola da FMH e Membro do Conselho Geral da Universidade de Lisboa.
Foi fundador da Sociedade de Educação Física, membro de diversas revistas científicas e tem publicado vários trabalhos em revistas científicas, capítulos de livros e participado em diversos seminários, congressos e ações de formação sobre Educação Física e desporto, desenvolvimento motor e ensino da educação física nos primeiros níveis de escolaridade e jogo e desenvolvimento da criança.
Nos últimos anos tem realizado vários projetos de Cooperação com os Países de Língua Portuguesa na área da formação graduada e pós-graduada. Leciona em vários Mestrados na FMH e em Universidades Brasileiras sobre a Criança e o Jogo, Desenvolvimento de Habilidades Motoras e a Criança e o Desporto.
É autor dos livros “Jogo e Desenvolvimento da Criança”, “Motricidade e Jogo na Infância”.


Atividade Gratuita


A educação parental é um desafio. Na difícil tarefa de educar, muitas são as dúvidas e as preocupações que assaltam os pais nas questões educativas com que lidam diariamente. Com o objetivo de apoiar as famílias, a Câmara Municipal de Torres Vedras assume também este desafio desde 2007, proporcionando contextos de promoção de uma parentalidade positiva através do projeto Conversas com Pais.

Em sessões mensais com intervenção de especialistas nas mais diversas áreas de interesse na educação das crianças e jovens, é propiciada a participação ativa, discussão de temas, reflexão e dinâmicas que partem, muitas vezes, da experiência dos pais. Este projeto é para todos aqueles que desejam adquirir conhecimentos específicos e estratégias para ajudarem as suas crianças e jovens a crescer de forma equilibrada e feliz. Pais informados, mais confiantes e descontraídos são meio caminho percorrido para a felicidade mútua.

Última atualização: 25.03.2015 - 12:29 horas
voltar ao topo ↑