Torres Vedras

Agenda

Os Serrenhos do Caldeirão, exercícios em antropologia ficcional

Dança

Até 8 de maio 2015 | 21h30 às 22h45

Dança Os Serrenhos do Caldeirão (cred. Luís da Cruz)

Evento já ocorrido

Local: Teatro-Cine de Torres Vedras
Destinatários: maiores de 6

Os Serrenhos do Caldeirão, exercícios em antropologia ficcional

"Este trabalho foi elaborado no âmbito do Festival Encontros do Devir, da DeVIR, em torno da desertificação/deshumanização da Serra do Caldeirão, no Algarve. Uma das condições propostas por esta encomenda era utilizar imagens vídeo, feitas por mim, que teria que ir filmar à Serra. Filmei sim. E usei sim. Mas também recorri muito às recolhas em filme do Michel Giacometti, sobretudo aquelas que ele fez em torno das canções de trabalho.

Toda a peça é povoada de vozes que vêm de longe. Os tradicionais "ferrinhos" são usados para reproduzir o som do silêncio, o som da serra. Eu reproduzo algumas das canções trazidas até nós pelo Giacometti, cantando "para" os atuais trabalhadores rurais, retomando tradições perdidas, tentando reativá-las. e não é só de música que se trata, é também da palavra e da terra; a palavra de um Antonin Artaud em combustão, de um Prévert martelado em jeito de poesia sonora (as suas palavras sobre ruínas combinando magicamente com as imagens das ruínas que encontrei na Serra).

O todo acaba por ser um forte olhar sobre a preciosa recolha do Giacometti. E é também um olhar sobre práticas de vida tradicionais e rurais em geral, conhecimentos das culturas orais de norte a sul do país, e não só: também as de outros continentes, que nesta peça são trazidos com Eduardo Viveiros de Castro e a referência aos índios da América do Sul (que miraculosamente todos os espectadores acreditam ser os Serrenhos do Caldeirão...!).

Com este "retrato alargado" dos Serrenhos do Caldeirão eu falo nesta peça de povos que possuem uma sabedoria que perdemos. Uma sabedoria na ligação entre corpo e espírito, entre quotidiano e arte. Mas uma sabedoria que podemos (e devemos, para nosso bem) reativar. Toda a minha dança final, com o meu precioso tronco (de cortiça), remete para isso."

                                                                                                            Vera Mantero

Conceção e interpretação: Vera Mantero 
Banda sonora e luz: Hugo Coelho e Vera Mantero 
Captura de imagens e elaboração de guião para o vídeo: Vera Mantero 
Montagem vídeo: Hugo Coelho 
Excertos vídeo da Filmografia Completa de Michel Giacometti: Salir (Serra do Caldeirão), Cava da Manta (Coimbra), Dornelas (Coimbra), Teixoso (Covilhã), Manhouce (Viseu), Córdova de S. Pedro Paus (Viseu) e Portimão (Algarve) 
Excertos de textos de: Antonin Artaud, Eduardo Viveiros de Castro, Jacques Prévert e Vera Mantero 
Residências Artísticas: Centro de Experimentação Artística - Lugar Comum/Fábrica da Pólvora de Barcarena/Câmara Municipal de Oeiras e DeVIR/CaPA/Faro 
Coprodução: DeVIR/CaPA 
Produção: O Rumo do Fumo 
Agradecimento: Editora Tradisom
Este projeto foi uma encomenda dos Encontros do DeVIR da DeVIR/CAPa/Faro. 

O Rumo do Fumo é uma estrutura financiada pelo GOVERNO DE PORTUGAL - SECRETÁRIO DE ESTADO DA CULTURA / DIRECÇÃO-GERAL DAS ARTES


Lotação: 400
acesso a público com mobilidade condicionada
Preço: 5

Teatro-Cine de Torres Vedras-

Horário de funcionamento
Em dias de espetáculo:
De quinta-feira a sábado: a partir das 17h00
Exceto espetáculos ao domingo à tarde: uma hora antes do espetáculo

Av. Tenente Valadim, n.º 19
2560 Torres Vedras

261338131
teatro.cine@cm-tvedras.pt
Localização Google Maps


Publicado: 04.03.2015 - 10:13 horas
voltar ao topo ↑