Torres Vedras

Agenda

Conto e Palestra sobre o Autismo com a presença da Dr.ª Nora Cavaco

Programa Sentir Especial

Até 11 de abril 2015 | 15h30 às 18h00

Evento Apresentação deste livro ao público

Evento já ocorrido

Local: Auditório Municipal

1.ª parte - 15h30 às 16h30
Apresentação do conto infantil "Pedro Abraço, o menino autista"


"Pedro Abraço, o menino autista" é a história de um menino igual a tantos outros mas com algumas particularidades comportamentais. Pedro Abraço não gosta que mexam nas suas coisas e não compreende alguns gestos e atitudes do mundo à sua volta. Mas, quando começa a frequentar a escola, os meninos Abraço que lá encontra vão ensinar-lhe a brincar e a dar abraços com alegria. E o Pedro Abraço, à sua maneira, vai ensinar-lhes que na diferença está a igualdade.
Destinatários: público em geral, famílias, crianças a partir dos 5 anos de idade

2.ª parte - 16h45 às 18h00
Apresentação do livro "O Profissional e a Educação Especial - uma abordagem sobre o autismo"

"Neste estudo (…) Nora Cavaco (…) procura conhecer as preocupações e motivações destes profissionais na intervenção com a criança autista, a qual se caracteriza por uma condição que a acompanhará até à adolescência e vida adulta.
Os educadores têm um papel essencial no processo de desenvolvimento da criança autista, devendo a sua formação ser concebida numa perspetiva de preparação para uma prática reflexiva, dinâmica e interativa."
 

Biografia da autora:
Nora Alejandra Pires Almeida Cavaco é Licenciada em Educação de Infância e exerceu funções de Educadora e Coordenadora Pedagógica ao longo de 14 anos na área. É Licenciada em Psicologia no ramo da Psicologia da Educação e Reabilitação, Mestre em Psicologia da Educação na Especialização em Necessidades Educativas Especiais e Doutorada em Educação Infantil e Familiar na Intervenção Psicopedagógica. Atualmente, exerce funções de Professora Universitária e Coordenadora Pedagógica do curso de Licenciatura em Psicologia no Instituto (Silves), como docente nos cursos de Licenciatura em Farmácia, Fisioterapia e Enfermagem e Coordenadora da Pós-graduação em Ensino Especial: Domínio Cognitivo e Motor.

 

 

As inscrições: mínimo de 3 dias de antecedência para:
Biblioteca Municipal de Torres Vedras: tlf.: 261 310460 ou bmtv.servico.educativo@cm-tvedras.pt
Teatro-Cine de Torres Vedras: Tel 261338131 ou teatro.cine@cm-tvedras.pt


Atividade Gratuita


acesso a público com mobilidade condicionada

Sentir Especial é um programa contínuo de atividades culturais, educativas e experimentais, desenhado para o públicos com Necessidades Especiais, com um enfoque especial nas famílias, e onde todas as crianças são Bem-Vindas!

Nas propostas de programação deste primeiro trimestre cruzam-se diferentes linguagens artísticas como a música, a literatura infantil e o teatro, e far-se-á a abordagem a uma nova linguagem, a da ciência!

Pretende-se com este programa proporcionar não só momentos especiais de cumplicidade entre os membros das famílias presentes e da comunidade em geral, mas também despertar atitudes relacionais que sustentem uma partilha para além deste Sentir Especial.

Última atualização: 28.01.2015 - 12:52 horas
voltar ao topo ↑