Torres Vedras

Agenda

II Encontro para o Desenvolvimento Infantil e Juvenil do Oeste

Até 28 de fevereiro 2015

Debate/Seminário

Evento já ocorrido

Local: Auditório da Escola de Serviços e Comércio do Oeste (ESCO)

“A inclusão de lugares contados ou a inclusão para todos?
Reflexão sobre os novos desafios para a inclusão escolar e social de crianças e jovens"

Nos dias 27 e 28 de fevereiro, a Escola de Serviços e Comércio do Oeste (ESCO) acolherá a realização do II Encontro para o Desenvolvimento Infantil e Juvenil do Oeste, com o tema, “A inclusão de lugares contados ou a inclusão para todos? Reflexão sobre os novos desafios para a inclusão escolar e social de crianças e jovens".

Este seminário é destinado a Técnicos nas Áreas da Infância e Juventude; Professores e Educadores de Infância; Pais e famílias, bem como, a todos os interessados e é uma organização da Unidade para o Desenvolvimento Infantil e Juvenil (UDIJ), em parceria com a Câmara Municipal de Torres Vedras.

Um dos grandes desafios que a escola dos dias de hoje enfrenta, é o de encontrar estratégias que promovam a inclusão de todas e de cada criança/jovem que a frequenta, considerando a diversidade que atualmente engloba. A proposta deste segundo encontro é promover a discussão da reciprocidade do conceito de inclusão. Assim, da mesma forma que o individuo deve desenvolver estratégias que facilitem a sua integração, a própria escola tem como missão adequar-se para potenciar o desenvolvimento de cada criança/jovem enquanto ser individual e social.

Esta iniciativa conta com especialistas reconhecidos em diferentes áreas, como a saúde, educação e arte e que  dirigem a sua intervenção no sentido da inclusão. As suas comunicações irão articular a experiência com a apresentação de estratégias concretas, que são facilitadoras na interação diária com crianças/jovens e visam potenciar as suas competências.

Com o II Encontro do Desenvolvimento Infantil e Juvenil pretende-se, mais uma vez, dinamizar um espaço de reflexão e debate sobre algumas das preocupações de quem acredita e investe na inclusão, seja de forma profissional ou pessoal.

“A Educação é a arma mais poderosa que se pode utilizar para mudar o mundo”
Nelson Mandela

 

Programa

27 de fevereiro

09h00 - Abertura do  Secretariado

09h30 -  Sessão de Abertura

Vereadora da Câmara Municipal de Torres Vedras, Laura Rodrigues
Diretora da UDIJ, Sílvia Henriques
Diretora da ESCO, Júlia Alfaiate.

10h00– “A escola para todos, os mais, os menos e os assim-assim”  - O que pode fazer a escola para ser mais abrangente na sua intervenção? –  Renato Paiva – (Clinica da Educação)

11h15 -  Coffee-break

11h30h - A Intervenção Precoce: a importância do envolvimento da família no desenvolvimento da criança -  Júlia Serpa Pimentel (ISPA)

12h45- Almoço

14h15 – Gestão de Comportamentos em Contexto Escolar - Métodos e Estratégias - Cristina Nogueira de Fonseca (Associação Quero-te Muito)

15h30 – Como incluir a sobredotação na inclusão – Sara Bahia (Faculdade de Psicologia,  Instituto de Educação da Universidade de Lisboa e ANEIS – Associação Nacional para o estudo e intervenção na sobredotação)

16h30 - Fim dos trabalhos

 

28 de Fevereiro

09h30– O Desenvolvimento da Criança – “E quando não está tudo bem? “– Tiago Proença dos Santos  (Hospital Sta. Maria e UDIJ)

11h00 -  Coffee-break

11h15 - Perigos e benefícios da medicação em situações de Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção –  Ana Moscoso (Hospital D. Estefânia e Diretora Clínica da UDIJ)

12h45 - Almoço

14h15 – “Todos diferentes, todos importantes” - A inclusão como forma de desenvolvimento humano e social – Susana Pinto (Associação Gulliver)

15h00 - PotenciARTE:

  • Quando a escola constrói cultura na comunidade" - Projeto de arte urbana no Vimeiro - Helena Martinho (educadora de infância)
  • A inclusão de jovens e adultos através da Arte  – Sofia Perestrelo (Associação HeArt)         

16h30 – Encerramento do Encontro

 

*sujeito a confirmação


Atividade Gratuita


Última atualização: 23.01.2015 - 12:19 horas
voltar ao topo ↑