Torres Vedras

Agenda

Grandes Pianistas II

Concerto Temporada Darcos

Até 10 de outubro 2015 | 21h30

Música Temporada Darcos 2015

Evento já ocorrido

Local: Teatro-Cine de Torres Vedras
Destinatários: Maiores de 6

Adriano Jordão é um dos nomes incontornáveis do pianismo nacional, e além disso, um embaixador e divulgador da cultura lusófona pelo mundo. O grande músico português interpretará nesta noite, um dos mais belos concertos de Beethoven, o Concerto para piano nº3, em dó menor (tonalidade típica do compositor), acompanhado pela Orquestra do Norte, com a direção de Nuno Côrte-Real. Verdadeiro herdeiro do estilo de Beethoven (e da linha estética iniciada por Haydn e Mozart), J. Brahms ergue-se como a grande voz da tradição germânica do século XIX, em oposição a R. Wagner, que, embora muito influenciado também pelo mestre de Bona, viajou por mares diferentes. A composição da primeira sinfonia de Brahms demorou cerca de vinte anos, sempre na sombra do sinfonismo de Beethoven (o que mostra claramente o respeito e veneração que o compositor de Hamburgo possuía pelas suas nove sinfonias). Obra imponente, bélica, por vezes marcial, revela-nos um espírito romântico, cuja música nos faz navegar, ora por um lirismo mavioso e quase popular, ora por uma energia contagiante que facilmente nos tira o fôlego. Grande música; grandes intérpretes; grande público?.. Não falte, seja grande!

Programa:


L. V. Beethoven (1770-1827)
Concerto para piano e orquestra nº3, em dó menor, op. 73
I. Allegro con brio
II.Largo
III. Rondo (Allegro)

pausa

J. Brahms (1833-1897)
Sinfonia nº1 em dó menor, op. 68
I. Poco sostenuto. Allegro
II. Andante sostenuto
III. Un poco allegretto e grazioso
IV. Adagio. Più andante. Allegro non troppo ma con brio. Più allegro

Adriano Jordão, piano
Nuno Côrte-Real, direção musical

ORQUESTRA DO NORTE


Lotação: 400
acesso a público com mobilidade condicionada
Preço: 5

Teatro-Cine de Torres Vedras-

Horário de funcionamento
Em dias de espetáculo:
De quinta-feira a sábado: a partir das 17h00
Exceto espetáculos ao domingo à tarde: uma hora antes do espetáculo

Av. Tenente Valadim, n.º 19
2560 Torres Vedras

261338131
teatro.cine@cm-tvedras.pt
Localização Google Maps


Na sua oitava edição, a Temporada Darcos 2015 apresenta oito concertos, onde, por entre a tradição e a contemporaneidade, se aposta na excelência da música e dos músicos portugueses. No ciclo de dois concertos Grandes Pianistas, teremos a oportunidade de escutar Artur Pizarro e Adriano Jordão, acompanhados respetivamente, pela Orquestra Metropolitana de Lisboa e pela Orquestra do Norte, com direção musical de Nuno Côrte-Real; no programa serão interpretados dois dos intemporais concertos de Beethoven, o nº 3, e o magistral nº 5, com o epíteto de “Imperador”.

Em Abril, e por altura do primeiro aniversário da morte do grande escritor e intelectual português, Vasco Graça Moura, será apresentada a ópera Banksters, de Nuno Côrte-Real, cujo libreto foi escrito pelo escritor a partir da peça “Jacob e o Anjo”, de José Régio; este espetáculo, homenageando Graça Moura, fará uma síntese dos mais importantes momentos da ópera (estreada no Teatro Nacional de São Carlos no ano de 2011), e será interpretada por um elenco de cantores portugueses de inquestionável excelência, onde se destacam Luís Rodrigues, Dora Rodrigues e Mário João Alves. Em Junho, nos Claustros da Igreja da Graça, por entre o ar e o aroma da noite, será a vez de escutar sons vindos do oriente, com a participação especial do grupo de gamelão indonésio Yogistragong, com direção de Elizabeth Davis, espetáculo que por certo será inolvidável.

De salientar ainda, para além dos vários concertos de câmara onde o Ensemble Darcos apresentará algumas das mais belas e famosas obras ocidentais, o projeto Lagarto Pintado, que, em Maio, reunirá centenas de crianças oriundas das escolas do concelho de Torres Vedras, e que juntas formarão um coro infantil para estrear a nova obra de Côrte-Real, Cancioneiro Infantil, ciclo que reúne oito canções do imaginário musical infantil português.

Última atualização: 24.07.2015 - 13:22 horas
voltar ao topo ↑