Torres Vedras

Agenda

Dia aberto no Tholos do Barro - visita aos trabalhos arqueológicos

Até 20 de junho 2021 | 16h00 às 19h00

Visita Tholos do Barro

Evento já ocorrido

Local: Tholos do Barro, Monte da Pena, Barro.

Para celebrar as Jornadas Europeias de Arqueologia, o Museu Municipal Leonel Trindade promove visitas às escavações arqueológicas a decorrer no Tholos do Barro, 112 anos após a sua descoberta e os primeiros trabalhos arqueológicos que aí tiveram lugar. Mais de um século depois, a campanha de 2021 pretende reestudar o monumento, promover a sua salvaguarda e melhorar as condições de visita ao imóvel, classificado como Monumento Nacional desde 1910.

O Tholos do Barro é um sepulcro colectivo, do III.º milénio a. C., descoberto no início de 1909 pelo eminente arqueólogo francês Paul Bovier-Lapierre. As primeiras escavações arqueológicas tiveram lugar no mesmo ano, sob o patrocínio do Museu Etnológico Português e a direção de Félix Alves Pereira, com a colaboração de Paul Bovier-Lapierre e Eugénio Jalhay, então residentes no Colégio do Barro. Os trabalhos identificaram um sepulcro colectivo, do tipo tholos, formado por uma câmara circular, com cerca de 6m de diâmetro e tecto em falsa cúpula, cujo acesso era feito por um corredor, com uma extensão aproximada de 4m, na altura ainda fechado pela laje original. A entrada do corredor, orientada a sul, sobressaía de um tumulus de terra que cobria originalmente a tholos, com cerca de 13m de diâmetro. O Tholos do Barro é o maior e mais bem conservado sepulcro de falsa cúpula do país.


Jornadas Europeias de Arqueologia
As Jornadas Europeias de Arqueologia (JEA) são um evento organizado por cerca de 47 países europeus, sob a coordenação do Institut National de Recherches Archéologiques Préventives (INRAP), incluindo Portugal, onde a coordenação nacional cabe à Direção Geral do Património Cultural. As Jornadas decorrem anualmente, no terceiro fim-de-semana de junho, em todos os países membros do Conselho da Europa.

As JEA, que este ano se celebram entre 18 e 20 de junho, destinam-se a incentivar os poderes públicos e os intervenientes nas diversas áreas ligadas à arqueologia, a valorizarem o património arqueológico. Têm por base uma plataforma digital (https://journees-archeologie.fr/), que pretende chamar a atenção do público para a multiplicidade e a diversidade dos patrimónios e das iniciativas relacionadas com a arqueologia na Europa.

São principais objetivos das JEA:

  • sensibilizar os cidadãos europeus para a riqueza e diversidade cultural da Europa;
  • aumentar a visibilidade da arqueologia junto dos diferentes públicos e dos meios de comunicação;
  • sensibilizar o público em geral e as autoridades políticas para a necessidade de protecção do património arqueológico;
  • atrair novos públicos, não habituados a visitar os locais onde se pratica a arqueologia;
  • promover, junto do público, toda a linha de intervenção da arqueologia, "desde a escavação até ao museu";
  • promover a partilha de conhecimentos entre os profissionais da arqueologia e os cidadãos europeus.

Info: museu@cm-tvedras.pt 
Parceria: Faculdade de Letras, Universidade de Lisboa


Atividade Gratuita


Lotação: 10

Última atualização: 15.06.2021 - 11:29 horas
voltar ao topo ↑