Torres Vedras

Agenda

A música sacra de Carissimi e a tradição Natalícia [ESGOTADO]

Concerto de Natal

Até 20 de dezembro 2020 | 11h00

Música Escola de Música Luís António Maldonado Rodrigues

Evento já ocorrido

Local: Igreja da Misericórdia, Torres Vedras

Esta atividade integra o programa Este Natal...Torres Vedras é sua!

Um concerto dedicado essencialmente à figura de Giacomo Carissimi (1605-1674), uma das principais figuras do barroco inicial italiano, onde escutaremos uma missa para coro masculino e ensemble instrumental.

No barroco inicial, a relação entre a palavra, a música e os afetos era fortíssima, conferindo dramatismo e uma retórica musical ímpar.

O programa é também composto por peças alusivas à quadra natalícia.



Coro Masculino Luís António Maldonado Rodrigues
Alunos e Professores da Escola de Música Luís António Maldonado Rodrigues
Direção musical: João Carlos Perdigão



Escola de Música Luís António Maldonado Rodrigues
A Escola de Música Luís António Maldonado Rodrigues, propriedade da Associação de Educação Física e Desportiva de Torres Vedras, iniciou a sua atividade no ano letivo 1979-1980 e obteve do Ministério da Educação a Autorização Definitiva de Funcionamento a 19 de Janeiro de 1981.

Assumiu-se, assim, como a primeira (e única durante anos) escola de música da região oeste a funcionar com paralelismo pedagógico à Escola de Música do Conservatório Nacional, tendo neste momento autonomia pedagógica.

Todos estes anos de funcionamento permitiram formar músicos, com um percurso profissional como intérpretes, professores em vários níveis de ensino e ainda cidadãos com uma sólida cultura musical e realização pessoal.

Info: 261 320 760 | cultura@cm-tvedras.pt 
Nota: 
Este concerto será transmitido em direto na página de Facebook e canal de Youtube da Câmara Municipal de Torres Vedras.


Atividade Gratuita


Lotação: 39

Integrado em V Ciclo de Órgão de Torres Vedras . Outras datas:

Pelo quinto ano consecutivo, Torres Vedras acolhe uma vez mais o seu Ciclo de Órgão. Num ano particularmente diferente, fortemente referido como o ano da pandemia COVID-19, a arte deve assim assumir um papel de conforto e energia positiva perante a sociedade.

Numa organização da Santa Casa da Misericórdia de Torres Vedras e da Câmara Municipal de Torres Vedras, o V Ciclo de Órgão de Torres Vedras é composto por 3 grandes concertos, onde o Órgão histórico, construído em 1773 por Bento Fontanes, é convidado a dialogar com outros instrumentos e com outras realidades artísticas, num autêntico “cruzamento” de artes e de áreas.

Em novembro, todas das quintas-feiras pela hora do almoço, teremos os mini concertos “à la carte”, com a duração de 15 minutos, onde o público escolhe o que quer ouvir perante uma carta bastante diversificada com peças desde o século XVI até temas bem atuais dos nossos dias!

Uma festa do Órgão em Torres Vedras, que honra o seu público com qualidade, diversidade e dinamismo em prol do seu património histórico, onde os concertos serão comentados conferindo interação, num espaço mágico como é a Igreja da Misericórdia. Contando este ano com a participação do organista polaco Norbert Itrich, O Coro Notas d`Alta, a violinista Zófia Pajak e a apresentação da Escola de Música Luís António Maldonado Rodrigues, instituição torriense de referência no ensino da música.

O último concerto desta edição, tendo em conta o contexto em que vivemos, será em homenagem aos profissionais de saúde de todo o mundo, onde a emoção, espiritualidade e partilha estarão bem presentes.

Seguindo todas as regras de segurança, este é mais um evento que tanto dignifica o ambiente cultural torriense, onde todos são convidados a participar e a tomar parte do evento, quer presencialmente quer através da transmissão online.

Porque este é um ciclo para a comunidade, de todos e para todos, contamos uma vez mais com a parceria das paróquias de Torres Vedras, Patriarcado de Lisboa, Escola de Música Luís António Maldonado Rodrigues e Cultur'canto - Associação Cultural.

Daniel Oliveira, Diretor artístico

Organização: Câmara Municipal de Torres Vedras e Santa Casa da Misericórdia de Torres Vedras
Parceiros Institucionais: Paróquias de Torres Vedras; Patriarcado de Lisboa; Escola de Música Luís António Maldonado Rodrigues e Cultur'canto - Associação Cultural

Última atualização: 17.12.2020 - 14:54 horas
voltar ao topo ↑