Torres Vedras

Agenda

Lançamento do livro Três Cantatas Escalabitanas da autoria de Jorge Ponce

Até 8 de outubro 2020 | 19h00

Leitura

Evento já ocorrido

Local: Estufa - plataforma cultural

Obra de ficção cujo enredo se desenvolve na primeira metade do século XVIII. Tem como personagem central Francisco Souza Mendes, músico nascido em Itália que veio fixar-se em Santarém, onde fundou e dirigiu a “Camerata Leziriana” dedicada a fazer as apresentações das suas obras. Jorge Ponce faz um passeio pela dobras do barroco para descrever e comentar TRÊS CANTATAS ESCALABITANAS que nos convocam a empreender modos de existir com mais autonomia, fazendo crescer a nossa potência de sentir, pensar e agir.


Biografia do autor: 

Nascido em 1947 no Rio de Janeiro. Frequentou o atelier livre da Escola Nacional de Belas Artes e diversos cursos no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. Trabalhou como ilustrador freelancer para diversas agências de publicidade. Esteve na origem da Feira Hippie de Ipanema. Participou na luta estudantil contra o regime militar.

Estudou na comunidade japonesa de São Paulo. Fez formação profissional em shiatsu-terapia na Escola Hoho Igaku de Tóquio e em acupunctura na Associação Brasileira de Acupunctura. Estudou história e filosofia do budismo japonês e foi iniciado nas práticas da escola do budismo Koyasan Shingon Shu com o professor Junkun Imamura e com o professor Taisen Miyata em São Paulo e na Califórnia.

Exerceu a atividade de instrutor de práticas meditativas para leigos. Fez-se anárquico leitor da psicologia analítica junguiana, bioenergética, mitologia grega, filosofia moderna e contemporânea.

Teve longa carreira como shiatsuterapeuta no Brasil e em Portugal. Colaborou com o sector saúde de movimentos de transformação sensorial. Esteve na fundação de ASBAMTHO – Associação Sino-Brasileira de Acupunctura-Moxabustão e Terapias Holísticas no Rio de Janeiro.

Em 1987 passou a residir em Portugal. Manteve a sua atividade profissional em shiatsuterapia. Retomou as suas experimentações no território das artes plásticas e realizou várias exposições coletivas e individuais. Orientou ateliês de expressão plástica para adultos e crianças. Atuou como performer em diversas feiras de reprodução histórica narrando contos da sua autoria.

Atualmente está na presidência da APPPICS - Associação Petropolitana de Profissionais de Práticas Complementares e Integrativas da Saúde no Brasil e coordena as Oficinas Nómadas de Transformação da Universidade Popular de Torres Vedras, em Portugal.

Organização: Biblioteca Municipal de Torres Vedras e Associação Estufa - Plataforma Cultural 


Atividade Gratuita


Última atualização: 09.10.2020 - 11:51 horas
voltar ao topo ↑