Torres Vedras

Agenda

Borboletas diurnas da PPLSSA

Até 12 de setembro 2020 | 10h00 às 16h00

Formação Borboletas diurnas da PPLSSA

Evento já ocorrido

Local: Centro Interpretativo da Paisagem Protegida das Serras do Socorro e Archeira

A Paisagem Protegida Local das Serras do Socorro e Archeira (PPLSSA) abrange cerca de 1192 hectares e distribui-se maioritariamente pela Freguesia do Turcifal e pela União das Freguesias de Dois Portos e Runa, englobando ainda pequenas áreas da Freguesia de Santa Maria, São Pedro e Matacães. A sul confina com o concelho de Mafra onde se desenvolve a encosta Sul da Serra do Socorro.

A PPLSSA apresenta elementos com valor patrimonial em termos naturais, históricos, culturais e paisagísticos.

Entre os valores da fauna existentes destacam-se as Borboletas - Papilio Machaon, Iphiclides feisthamelli, Zeryntia rumina, Thymelicus sylvestris, Pieris brassicae, Pieris rapae e Colias croceus.

Esta ação de formação tem como objectivo fornecer as bases para a identificação das espécies mais frequentes na Paisagem Protegida Local das Serras do Socorro e Archeira e capacitar os participantes a efetuarem um transecto de monitorização regular. Este projeto integrará a rede de transectos de monitorização de Borboletas diurnas (eBMS). Pretende-se ainda cativar os participantes em ingressar num grupo de voluntários para participarem em ações futuras dinamizadas pelo Município.

Na sessão teórica será abordado o ciclo de vidas das borboletas diurnas, as famílias presentes em Portugal e como identificar as espécies que ocorrem regularmente na PPLSSA. Será também abordada e explicada a metodologia utilizada para monitorizar borboletas.

Nas saídas de campo ocorrerão a definição e caracterização do transecto e praticar o registo das borboletas nas folhas de campo e a realização do censo de borboletas e continuação da formação prática.


Programa

12 de setembro

10h00 às 12h30- Sessão teórica
Local: Centro Interpretativo da Paisagem Protegida das Serras do Socorro e Archeira

12h30 às 14h00 – Almoço livre

14h00 às 16h00 – Sessão prática
Local: Serra da Archeira

13 de setembro

10h00 às 12h30 - Sessão prática
Local: Serra da Archeira


Nota: Esta atividade está inserida na iniciativa Ecology Day.

 

Inscrições: https://forms.gle/KS8w4zcWfXF8KaW48
Info: 261 314 163 | 918 773 342 | cea@cm-tvedras.pt
Formador: Hélder Cardoso


Atividade Gratuita


Última atualização: 26.08.2020 - 11:54 horas
voltar ao topo ↑