Torres Vedras

Agenda

Café com Filmes: O Acto de Matar

Cinema / Documentário

Até 12 de março 2015 | 21h30

Cinema O Acto de Matar

Evento já ocorrido

Local: Teatro-Cine de Torres Vedras
Destinatários: Maiores de 16 anos

Num país onde os assassinos são celebrados como heróis, o realizador e a sua equipa desafiaram os líderes impenitentes dos esquadrões da morte a encenar o seu papel no genocídio. O resultado alucinante é um delirante sonho cinematográfico, um mergulho perturbador nas profundezas da imaginação de assassinos em massa e no chocante regime de corrupção e impunidade banais em que vivem.

Oppenheimer assina um dos mais importantes documentários políticos das últimas décadas. (...) Não veremos outro filme assim nos tempos mais próximos. - Expresso

O ACTO DE MATAR não é apenas um dos melhores filmes do ano. É um dos melhores do Século XXI, autêntico marco histórico na genealogia do cinema documental e peça inovadora na sempre contraditória "verdade das imagens". - Sábado

Um filme sem paralelo - Indiewire

Um mergulho radical na história - The Guardian

Dinamarca, 2012

Realização Joshua Oppenheimer

 

Óscar – Nomeação para Melhor Documentário
BAFTA – Nomeação para Melhor Filme Estrangeiro
BAFTA – Melhor Documentário
Festival de Berlim – Prémio Panorama do Público
Festival de Berlim – Prémio do Júri Ecuménico
IndieLisboa – Prémio Amnistia Internacional
Documenta Madrid – Primeiro Prémio do Júri
Documenta Madrid – Prémio do Público
CPH:DOX – DOX:AWARD

Trailer

coprodução: ATV


Lotação: 400
acesso a público com mobilidade condicionada
Preço: 2€ e 1

Teatro-Cine de Torres Vedras-

Horário de funcionamento
Em dias de espetáculo:
De quinta-feira a sábado: a partir das 17h00
Exceto espetáculos ao domingo à tarde: uma hora antes do espetáculo

Av. Tenente Valadim, n.º 19
2560 Torres Vedras

261338131
teatro.cine@cm-tvedras.pt
Localização Google Maps


Numa cidade com alguma tradição no cinema, nomeadamente num passado cineclubista, é objetivo lançar e dinamizar uma série de atividades à volta do mundo do cinema e vídeo, sobretudo através da exibição de filmes que contribuam para a formação de olhares sobre o mundo, a sociedade, a descodificação da linguagem ou a criação de novos públicos.

Para isso tentamos inovar nas formas de apresentação, diversificando os géneros, as origens, mas também sempre que possível, complementando as exibições com informação diversa como trailers, recortes de imprensa, conversas com realizadores e cartazes originais dos filmes.

Depois de dois anos de exibição, com intervenções diversas que antecediam os filmes, o Café com Filmes inaugurou novo modelo de programação em 2012. Os filmes passaram a ser exibidos na sala principal e apenas ocorrerá uma intervenção especial no final de cada temporada, em junho.

No ano seguinte, criou-se o “Lugar ao Clássico” onde, uma vez por trimestre, é exibido um clássico da história do cinema. Passaram-se a convidar regularmente realizadores portugueses, para estar à conversa com o público depois da apresentação dos seus filmes e por fim, iniciou-se o Café com Filmes Escolas, num projeto piloto com a escola Henriques Nogueira, numa abordagem mais artística.

Em 2014 alargou-se o projeto às escolas de 2º e 3º ciclo e secundário do concelho, com uma aproximação mais focada no domínio do social, servindo os filmes (e as fichas pedagógicas que os acompanham) para tratar de diversos assuntos fraturantes da sociedade (parceria com Associação Zero em Comportamento).

No seu 5º aniversário surgem duas novidades: a primeira exibição de um filme musicado ao vivo (Terra dos Carecas) e o lançamento do facebook em nome próprio (ATVCafecomFilmes), permitindo concentrar e até alargar a informação sobre os filmes e promover uma maior interação com os interessados no projeto. Foi também criado o Café com Filmes Famílias, em que as sessões, ao domingo à tarde, eram dedicadas aos mais novos.

Em 2018, surge a rúbrica "E O Cinema Vai Para...", onde uma vez por trimestre, a atividade chega às diversas freguesias do concelho.

Co-produção: ATV

Publicado: 06.01.2015 - 12:16 horas
voltar ao topo ↑