Torres Vedras

Agenda

REACTING TO TIME - Portugueses na performance: "Workshop Transmissão III"

Oficina com Vania Rovisco

Até 30 de janeiro 2015 | 19h00 às 23h00

Formação Reacting To Time

Evento já ocorrido

Local: Cooperativa de Comunicação e Cultura de Torres Vedras - Rua da Cruz, nrº 9, Torres Vedras
Destinatários: 16 aos 45 anos

Nos anos em torno da Revolução de 25 de abril de 1974, uma dinâmica particular pautou a atividade artística portuguesa. Um conjunto de eventos colocaram Portugal em sintonia com as questões e com algumas das práticas que animavam a vanguarda artística internacional.
Entre 1972 e 1985 a performance inscreveu-se no tecido da história da arte portuguesa e nesse lapso temporal, Albuquerque Mendes, Fernando Azevedo, João Dixo, Artur Barrio, Gerardo Burmester, Miguel Yeco, Silvestre Pestana, Elisabete Mileu, Manuel Barbosa, Fernando Aguiar, António Olaio, Ção Pestana, Rui Órfão e Alberto Carneiro, definem as coordenadas de um corpo performativo português.

REACTING TO TIME, portugueses na performance, procura atualizar a especificidade da memória corporal destas primeiras experiências. Aceder à origem dessa informação, atualizá-la pela transmissão da experiência direta e apresentá-la publicamente, são os objetivos deste projeto. Trata-se de constituir um arquivo vivo, tornado presente nos corpos. Vania Rovisco desenvolverá um trabalho de contextualização e de investigação e trabalhará com os primeiros agentes da performance em Portugal, na atualização destes trabalhos inaugurais para posteriormente os transmitir. Trata-se de toda uma linhagem não transferida, um passado pouco ou nada presente.

REACTING TO TIME, portugueses na performance pretende promover o conhecimento de alguns autores do período em foco e dos seus trabalhos. Um legado transmissível – como é o caso da linguagem do corpo, que provém de uma relação de acumulação de ações culturais reflexivas –, não ter continuidade ou até não estar presente na memória, é uma falha no (re)conhecimento de um património que nos pertence.

Criação e direção artística:
Vania Rovisco

Consultores artísticos:
André Lepecki
Verónica Metello

Datas e Horários:
Formação: 26 a 30 de janeiro, entre as 19h00 e as 23h00

Apresentação Final: Cooperativa de Comunicação e Cultura de Torres Vedras

Os workshops são limitados a um máximo de 15 participantes com idades compreendidas entre os 16 e os 45 anos. A participação implica disponibilidade para a apresentação final.

Aos interessados, solicita-se a redação de uma carta de apresentação, indicando a sua motivação para participar no workshop.

A participação é gratuita.

Links:

http://www.aadkportugal.com/ ( Brevemente disponível)
https://www.facebook.com/reactingtotime
https://www.facebook.com/aadk.portugal

Projeto Financiado por:

Governo de Portugal - Secretaria de Estado da Cultura  / Direção Geral das Artes 

 

Inscrições: teatro.cine@cm-tvedras.pt ou pelo tlf: 261 338 131


Atividade Gratuita


Lotação: 15

Última atualização: 15.01.2015 - 12:04 horas
voltar ao topo ↑